fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Ci.CLO lança Open Call para Bolsas de Criação

A Ci.CLO, em parceria com as Câmaras Municipais de Évora, da Figueira da Foz, de…

Texto de Raquel Rodrigues

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Ci.CLO, em parceria com as Câmaras Municipais de Évora, da Figueira da Foz, de Loulé, de Mértola, de Setúbal e a EDIA, lançou uma convocatória para atribuição de seis bolsas de criação artística, destinada a artistas nacionais e estrangeiros residentes em Portugal, que trabalhem com fotografia e vídeo.

Esta visa apoiar novos projetos com produção de exposição itinerante, que será integrada na programação da Bienal’21 Fotografia do Porto e nos vários espaços expositivos dos parceiros envolvidos no programa.

"Sustentar", parte de uma preocupação ecológica e da possibilidade de diálogo com a cultura e "tem como objetivo produzir uma série de projetos sobre iniciativas experimentais que estão a ser implementadas em território nacional como resposta aos desafios ecológicos e sociais que enfrentamos", como se pode ler no comunicado de imprensa.

Os artistas bolseiros serão integrados num programa de criação, coordenado por Vírgilo Ferreira, que resultará numa exposição coletiva. O coordenador, também director artístico da Ci.CLO e da Bienal de Fotografia do Porto, será o responsável pelo acompanhamento curatorial, juntamente com Pablo Berástegui, curador e diretor da Galeria de Fotografia Salut au Monde e Krzysztof Candrowicz, curador, diretor de arte, investigador e educador, ex-diretor artístico da Triennale der Photographie Hamburg.

A Câmara Municipal de Évora oferece a bolsa para o projecto "POCITYF - Positive Energy Blocks", cujo objectivo é a integração de sistemas energéticos, com o intuito de que a produção de energia seja renovável seja superior ao consumo .

A bolsa da Câmara Municipal da Figueira da Foz pretende promover a produção de sal, elemento essencial na sobrevivência económica, cultural e sustentável da região.

Loulé, partindo da sua riqueza geológica, planeia reforçar a sinergia entre as atividades culturais, ambientais, sociais, científicas, educacionais e turística

Mértola projecta desenvolver "técnicas de agricultura sintrópica, que se baseia na criação de um sistema estratificado em que a floresta se mistura com a agricultura e o solo protegido pela sombra das árvores maiores permite o crescimento das diversas espécies. Esta técnica potencia a regeneração dos solos, que se tornam mais húmidos, e promove a absorção de água da atmosfera", lê-se no comunicado de imprensa. Paralelamente, decorrerá a implementação de  uma Rede Alimentar Local, através da qual o consumo de produtos locais será potenciado. Continuará a desenvolver acções práticas junto das comunidades escolares, tendo-se já criado, neste âmbito, cinco hortas sintrópicas.

A Câmara Municipal de Setúbal foca a sua preocupação com as condições de vida dos bairros do Grito do Povo e dos Pescadores, cujos habitantes sobrevivêm, sobretudo, da pesca e da indústria conserveira. Os níveis de desemprego e a exclusão social são muito marcantes na zona da Anunciada. Procurar-se-á desenvolver um projecto com estratégias de intervenção que renovem os espaços públicos, a partir do fomento da intergeracionalidade, que trará consigo a presença da memória.

A bolsa EDIA, referente à região do Alqueva, integra-se num projeto, cujo centro são as alterações climéticas, as quais visa atenuar nos montados portugueses e espanhóis.

O prazo de envio de candidaturas termina a 23 Fevereiro de 2020. A divulgação dos resultados será a 9 de Março e o período de criação artística decorrerá entre 24 de Março e 17 de Setembro de 2020.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Fotografia de Annie Spratt, via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

 

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0