fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Cinco municípios algarvios com programação cultural em rede durante dois anos

Cinco municípios da zona central do Algarve apresentaram um projeto de programação cultural em rede…

Texto de Lusa

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Cinco municípios da zona central do Algarve apresentaram um projeto de programação cultural em rede que vai disponibilizar mais de 50 eventos, nacionais e internacionais, durante dois anos, envolvendo as populações locais.

“Pretende-se fomentar e aprofundar práticas colaborativas, a circulação de espetadores no território e uma maior diversificação da oferta cultural, tanto para a população residente, como para turismo cultural”, revelou Dália Paulo, coordenadora do Central Artes – Programação Cultural em Rede, durante a apresentação do projeto, em Loulé, no distrito de Faro.

A programação inclui 11 espetáculos com companhias internacionais e nacionais – em Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Albufeira -, privilegiando a formação criativa e a interação com o público através da realização de ‘workshops’ e de um programa de base comunitária que envolve diretamente as comunidades locais, através da criação e apresentação de espetáculos.

Aquela responsável defendeu que uma programação cultural em rede “tem de estar ligada ao território, à sua identidade e às suas comunidades”, por isso, este projeto vai envolver as pessoas, fazendo com que “subam ao palco” e sintam “o suor e lágrimas” da vida artística e de como essas experiências podem “fazer a diferença na suas vidas”, ilustrou.

O início da programação está previsto para 12 de março, primeira dia de um conjunto de três workshops dedicados à construção de instrumentos de som a partir de vegetais, dinamizado pelo conjunto austríaco The Vegetable Orchestra.

O resultado final será apresentado num concerto no Mercado da Ribeira, em Tavira, no dia 14, às 21h30, sendo que, no final, os membros da orquestra distribuirão uma sopa de vegetais frescos confecionada pelos próprios.

Para 12 de maio está programado o primeiro de cinco espetáculos com grupos nacionais, com o trio A Presença das Formigas a abordar a música tradicional e popular portuguesa com influências do jazz, música erudita e do mundo, no Cineteatro Louletano.

A 16 de maio faz-se um percurso pela arquitetura, no 5 Espaços, em Faro, às 18h00, pela Companhia Instável, onde cinco coreógrafos se inspiraram nas temáticas da sustentabilidade, comida e tradições locais numa perspetiva e contemporânea. A manhã é dedicada a um workshop de dança contemporânea em espaços urbanos.

O Auditório Municipal de Albufeira recebe a voz e o acordeão de Celina da Piedade, no dia 23 de maio, às 21h30, mas haverá ainda duas oficinas de cante alentejano dinamizados pela artista durante a tarde.

A companhia PIA - Projetos de Intervenção Artística - é responsável pela instalação ‘Passagem’, no Jardim da Igreja de S. Francisco, em Tavira, a 30 de maio às 18h00. O mote do espetáculo é a história de quatro velhos viajantes que caminham num universo de objetos suspensos, onde, através das memórias do passado, encontram o início de uma nova jornada. No dia anterior, a 29 de maio, a mesma companhia realiza dois workshops de construção de máscaras.

A formação musical Olive Tree Dance encerram os concertos de 2020 com a apresentação do seu último trabalho, ‘Water Return’, na Praça Agadir, em Olhão, no dia 31 de maio às 18h30. Durante todo o dia a banda dinamiza oficinas de bateria, percussão corporal, didgeridoo e percussão.

A programação deste ano termina com sessões sob o tema ‘Pinto-me dançando’, a realizar-se nos cinco municípios com sessões para o público infantojuvenil e outras para adultos. As atividades do projeto são de acesso gratuito em todos os municípios e dinamizadas, não só em espaços fechados, como e em contextos exteriores diversos, de acordo com o formato de cada espetáculo.

Para 2021 estão programados cinco espetáculos com a participação da comunidade, cinco com companhias internacionais - oriundos do Brasil, França, Alemanha, Espanha e Itália - e 20 workshops. O projeto é uma iniciativa conjunta de cinco municípios do Algarve Central no âmbito de uma candidatura realizada ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020), cujo financiamento é de 400 mil euros.

Texto de Lusa
Fotografia de Paul Green via Unsplash

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: Programa de pensamento crítico do Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0