fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Cinema espanhol volta a brilhar em Lisboa de 25 a 30 de novembro

O CineFiesta, que é parte integrante da Mostra Espanha, decorrerá de 25 a 30 de…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O CineFiesta, que é parte integrante da Mostra Espanha, decorrerá de 25 a 30 de novembro, em Lisboa e regressa nesta edição à casa dos festivais, o Cinema São Jorge, estendendo-se também à Cinemateca Portuguesa com uma seleção de quatro filmes restaurados pela Filmoteca Espanhola.

Este ano, num estreitamento de laços com o efervescente circuito de festivais portugueses, o Indielisboa, DocLisboa e QueerLisboa foram convidados a fazerem parte da programação do CineFiesta 2021 e cada um dos festivais escolheu um filme para a mostra.

The First Woman, de Miguel Eek, é o filme escolhido pelo Doclisboa. “Um filme onde o desejo e a empatia guiam a nossa aproximação a Eva. Rejeitando categorias e normas, dobram-se todos os conceitos e definições de normalidade para navegar espaços de intimidade onde o mundo lá fora é tão infinito quanto qualquer universo interior. Um filme que se inscreve numa certa tradição de cinema espanhol onde a vida se revela através da atenção e da proximidade”, frisa Miguel Ribeiro, diretor do Doclisboa. A película, que terá estreia nacional no CineFiesta, teve a sua primeira exibição no prestigiado Festival Internacional de Cinema Documental (IDFA) em Amesterdão, no ano passado, e fez também parte da competição oficial na secção de documentário do Festival de Málaga, em junho deste ano.

“O cinema espanhol é uma habitual presença na programação do IndieLisboa. A parceria com o Cinefiesta permite-nos continuar este trabalho, cruzar públicos e manter visível uma autora que nos surpreendeu na última edição do festival. Escolhemos o filme La Última Primavera, de Isabel Lamberti, porque ele afirma uma voz autoral forte, numa primeira longa metragem muito tocante sobre uma família prestes a ser realojada. A sua mistura entre ficção e real e a força de cada uma das personagens na narrativa prendeu-nos até ao último minuto”, refere Carlos Ramos, diretor do IndieLisboa. La Última Primavera fez parte da seleção ACID no Festival de Cannes 2020 e estreou na secção New Directors, no Festival Internacional de San Sebastian.

A proposta do Queer Lisboa para o CineFiesta é o documentário The Mystery of the Pink Flamingo, de Javier Polo Gandía, que “a partir da exploração de um objeto kitsch, o flamingo cor-de-rosa, revela-nos um conjunto de universos inusitados onde conseguimos encontrar uma série de expressões da cultura queer”, explica Christian Rodriguez. The Mystery of the Pink Flamingo é um mergulho no mundo do kitsch num tom casual e, por vezes, surreal e uma pequena homenagem a John Waters, lenda do cinema underground. Selecionado para a secção Global do festival South by Southwest, nos EUA, que foi cancelado por causa da pandemia, acabou por ser estreado no Abycine, um dos mais importantes festivais de cinema independente em Espanha. Depois de passar pelos festivais Transilvânia, na Roménia, e pelo conceituado BAFICI na Argentina, terá a sua estreia em Portugal no CineFiesta 2021.

Consulta a restante programação, bem como os nomes dos realizadores e atores que estarão presentes em Lisboa para apresentarem os filmes e participarem em Q&A aqui.

CineFiesta na Cinemateca Portuguesa

Uma das novidades desta edição é o regresso da mostra de cinema espanhol também à Cinemateca Portuguesa, através da secção Heritage, que resulta de uma parceria entre esta e a Filmoteca Espanhola com a exibição de quatro filmes restaurados e digitalizados no último ano. Quatro exemplos diversos da riqueza patrimonial que o cinema encerra e das possibilidades que se abrem para o entendimento do cinema contemporâneo, ao revisitarmos a história da sétima arte.

A abrir este ciclo, El Jefe Politico, um filme de 1924 de André Hugon, que cinco anos mais tarde realizará aquele que é considerado o primeiro filme sonoro francês, Les trois masques. El Jefe Politico explora temas pouco falados na sua época, como a corrupção política, e foi rodado entre Maiorca, Madrid e Paris. Esta sessão será musicada ao vivo com theremin e piano por Miquel Brunet, que este ano compôs a moderna banda sonora do filme. Este já foi exibido  neste formato de filme-concerto na sessão de encerramento do Atlántida Film Festival, em Maiorca.

Os dois filmes seguintes são uma comemoração dos centenários de Fernando Fernán Gómez e Luis G. Berlanga com a projeção das suas obras primas. Esa Pareja Feliz, de Luis G.Berlanga e Juan Antonio Bardem, um filme de 1951 que agora será exibido em Portugal pela primeira vez na sua versão restaurada, e Manicomio, de Fernando Fernán Gómez e Luis M. Delgado, de 1953, estiveram ambos inacessíveis durante muito tempo devido ao desaparecimento de materiais originais. A recuperação dos materiais e o seu restauro permite agora voltar a exibi-los no grande ecrã após muitos anos arredados do grande público.

Manicomio (1953), de Fernando Fernán Gómez e Luis M. Delgado

A fechar o programa, “uma ave rara, não apenas do cinema espanhol, mas também do cinema europeu dos anos oitenta”, como explica Josetxo Cerdán, diretor da Filmoteca Espanhola. El diario rojo, de Juan Carlos Olaria, um filme de 1982 que esteve esquecido até há pouco mais de dois anos e, por isso, é uma estreia absoluta em Portugal.  “É um filme próximo do cinema underground e que, raramente visto à época da sua produção, se tornou recentemente num filme de culto”, frisa Nuno Sena, coordenador de programação da Cinemateca Portuguesa.

Além desta parceria com os três grandes festivais de cinema e com a Cinemateca Portuguesa, que exibirá quatro filmes no CineFiesta Heritage, as plataformas de streaminga Filmin Portugal e  Spamflix são também parceiros com uma seleção especial de filmes.

O CineFiesta é a mostra de cinema da Mostra Espanha, organizada pelo Ministério da Cultura e Desporto espanhol através do seu departamento de Relações Internacionais e União Europeia, em parceria com o Instituto de Cinema e das Artes Audiovisuais (ICAA), numa colaboração com a EGEAC, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Embaixada de Espanha em Lisboa e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Cervantes, Indielisboa, DocLisboa, QueerLisboa, Spamflix e Filmin Portugal.

Still do filme The First Woman, de Miguel Eek

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0