fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Cláudia Pascoal lança livro sobre redes sociais, não só sobre os seus perigos, mas também sobre as suas potencialidades

“LOGIN” é o primeiro livro de Cláudia Pascoal em parceria com a Betweien. Para além…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

"LOGIN" é o primeiro livro de Cláudia Pascoal em parceria com a Betweien. Para além de histórias e letras músicadas o livro traz ainda informações, conceitos, curiosidades, exercícios e dados estatísticos, tudo sobre o universo das redes sociais.

A rápida evolução tecnológica mudou a forma como comunicamos e como nos informamos. À distância de um clique quebramos o fosso geográfico, estamos com quem queremos estar e somos conhecedores de todo e qualquer assunto. As redes sociais são um mundo que se abre à distância desse clique. No entanto, será que sabemos viver nele? Cláudia Pascoal, desafiada pela Betweien - empresa especializada na conceção, desenvolvimento, implementação e implantação de projetos e conteúdos educativos - criou uma espécia de 'manual' dirigido a jovens, e a todos aqueles que queiram saber mais sobre este mundo, sobre redes sociais - " Fizeram-me esta proposta de, em parceria, lançar um livro sobre redes sociais. Disse logo que sim, pois é um tema muito próximo para mim. Consumo redes sociais por prazer e obrigação e senti de imediato que tinha algo a dizer sobre a utilização das mesmas", conta a artista ao Gerador.

"Pensa, quantas vezes deste por ti a desperdiçar várias horas do teu dia para navegares pela Internet? Quer seja porque estavas ocupado/a a jogar, a pesquisar conteúdo para produzir um vídeo para o TikTok ou porque te mantinhas atualizado/a sobre os acontecimentos da vida daqueles que segues diariamente em Redes Sociais como o Instagram e o Facebook. Nunca se tornou tão importante sensibilizar a camada mais jovem que, como tu, utilizam estas plataformas (cada vez mais) de uma forma precoce e massiva, estando expostos a inúmeros perigos. "Login" é o arranque de um projeto que promove não só para uma utilização mais segura, consciente e informada das Redes Sociais, como também evidencia e procura explorar as suas potencialidades. Afinal de contas, é possível utilizar estas ferramentas sem que a pegada digital te prejudique", pode ler-se na sinopse do livro que foi apresentando no dia 9 de maio no Externato João XXIII, em Lisboa, na mesma semana em que se assinalou o Dia Mundia da Password.

"LOGIN" é composto por um livro, três letras musicadas pela artista que, segundo a mesma, "foram criadas a partir de três contos, que também estão no livro ( "Uso Consciente das Redes Sociais", "Perigos das Redes Sociais" e "Potencialidades das Redes Sociais") ", e uma de teatro, direcionado para a comunidade escolar, mais concretamente aos alunos e alunas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Fora a sua "partilha e reflexão pessoal", a artista viu nesta oportunidade um desafio e o mais "desafiante/interessante", para si, "foi a composição destas canções" que, desvenda, vai incluir uma delas no seu próximo álbum.

Nos três capítulos de "LOGIN" existem ainda informações, conceitos, curiosidades, exercícios e dados estatísticos, sendo que privacidade e identidade, ciberdependência (o excesso, o vício e a alienação), relações online (Sexting), phishing, entre outros, são os subtópicos abordados no projeto.

O livro - exclusivo para escolas, organismos e municípios - pretende assim sensibilizar os mais jovens para a utilização das redes sociais, consciencializando-os e informando-os não apenas sobre os seus perigos, mas também sobre as suas potencialidades.

"LOGIN" pode ser adquirido na loja virtual da Betweien, aqui.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia de cortesia

Se queres ler mais notícias, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0