Janeiro marca o regresso do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão. Foi em outubro deste ano que se projetou o 4.º episódio da iniciativa, que contou com 40 sessões comentadas cujo tema central foi o tempo. No primeiro mês de 2020, a organização apresenta a réplica deste episódio: 4.1.

Entre os dias 15 e 18 de janeiro, haverá quatro sessões de cinema, algumas com presenças especiais. O projeto é destinado ao público geral e escolar.

Ruth, o filme sobre o jogador Eusébio, é a primeira obra a ocupar o espaço da Casa das Artes, em Famalicão. Uma Aventura Nos Mares, que celebra os 500 anos de circum-navegação de Fernão de Magalhães, trata-se de uma animação espanhola para os alunos do 1.º e 2.º ciclos e poderá ser visualizada também no dia 15.

Na tarde sábado, dia 18, Catarina Mourão e Renata Sancho sobem a palco para comentar os documentários da sua autoria, O Mar Enrola Na Areia e Avenida Almirante Reis Em 3 Andamentos. No mesmo dia, para terminar o ciclo das quatro sessões, Nanni Moretti apresenta Santiago, Itália, um filme sobre golpe de Estado que derrubou Allende no Chile em 1973.

Os bilhetes têm um custo de 2€ para o público geral. Para os portadores de cartão quadrilátero, o preço fica por 1€. Já para estudantes, séniores ou associados de cineclubes, a entrada é gratuita.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Timothy Eberly via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.