O Clube de Leitura de Marvila é o local para onde se leva o livro que se anda a ler e se conhece pessoas com paixão semelhante pela leitura e pelas histórias. Acontece nas últimas quintas-feiras de cada mês e conta com um/a convidado/a especial por cada encontro.

Em tempo de confinamento, o Clube de Leitura de Marvila adaptou o conceito para o formato online. Cada encontro tem um tema, aberto o suficiente para que cada pessoa encontre o livro certo para si. Hoje, última quinta-feira do mês de abril, às 19h00, haverá uma sessão dedicada ao tema Passados. “Há mais maneiras de aprender História do que ficar sentado numa sala de aula. E há mais passado do que aqueles nos livros de História. Dos reis e rainhas às memórias do tempo dos nossos avós, queremos saber que andaram a ler”, lê-se na apresentação.

Ao longo do dia, será divulgado na página de Facebook o link da plataforma online onde irá decorrer o encontro literário, que contará com a convidada especial Carla M. Soares, conhecida pelos seus romances de época Limões na Madrugada (Cultura Editora, 2017) e O Ano da Dançarina (Marcador, 2017).

Seja a escolha do livro um romance, banda desenhada, uma antologia, um clássico, uma novidade, literatura juvenil ou poesia, a importância está em ler e em criar um espaço onde todos e todas tenham voz, de igual para igual, para descobrir e dar a descobrir livros de vários géneros literários.

O Clube de Leitura de Marvila é organizado numa parceria da editora Imaginauta e as Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Texto de Rita Dias
Fotografia retirada do Canva

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.