No dia 5 de agosto, os cinemas portugueses estreiam o filme italiano vencedor de um Urso de Prata no Festival de Berlim, "Contos de um verão negro", de Damiano D'Innocenzo e Fabio D'Innocenzo.

"Era uma vez, o calor sufocante do verão num subúrbio de Roma. Nas casas, pátios e jardins impera o silêncio e a inércia dos adultos, frustrados ou indiferentes. As crianças absorvem esta fachada monótona de alienação, cristalizados num limbo de revolta dormente. Mas não por muito tempo." O The Hollywood Reporter adjetivou-o como "Surpreendente, desconcertante e divertido", o The Guardian disse ser "Um drama soberanamente filmado e visceralmente representado por um conjunto de famílias disfuncionais", e, em Portugal, o jornal Público caracterizou-o como "um filme de "terror social", ambíguo e perturbante".

"Contos de um verão negro" foi o vencedor de um Urso de Prata no Festival de Berlim, na categoria de melhor argumento. O filme dos irmãos D'Innocenzo assinala a descoberta de dois novos autores do cinema italiano, dotados de linguagem própria e visceral, num filme que espelha o premente vazio existencial da sociedade contemporânea, tendo como pano de fundo as dinâmicas disfuncionais, de poder e submissão, entre pais e filhos.

O filme integrou a Selecção Oficial, em antestreia, da Festa do Cinema Italiano e estreia-se agora em Portugal pela distribuidora RISI FILM, podendo ser visto em cinemas como o Medeia.

Local: Salas de cinema portuguesas
Horário: Não aplicável
Preço: Não aplicável
Fotografia da cortesia da Festa do Cinema Italiano