Hoje, dia 23 de Abril, pelas 21h30, a Culturgest transmite, em live streaming, uma conversa sobre a tristeza, com a coreógrafa, escritora e performer Sónia Baptista e a psicóloga Ana Cardoso Oliveira, no Facebook e YouTube.

“Quanto mais se foge de uma coisa, mais perto ela permanece, quanto mais se evita pensar em coisas tristes, mais elas invadem o pensamento.” Esta expressão revela um pouco do espectáculo de teatro e dança, O Direito à Tristeza: Triste in English From Spanish, da coreógrafa Sónia Baptista. Este “nasceu da tristeza que a criadora sentia sobre questões como a opressão das mulheres e a exploração dos recursos do nosso planeta”, escreveu Carolina Franco, em nota de agenda do Gerador, aquando da apresentação deste, em Janeiro de 2019. Da sua tristeza foi até à tristeza do mundo.

A partir d’ O Direito à Tristeza: Triste in English From Spanish foi realizada uma conversa, onde participou a coreógrafa, duas psicólogas, um biólogo e uma escritora. A Culturgest decidiu lançar novamente um momento de partilha e reflexão sobre a tristeza, tendo em conta a sua particular pertinência neste momento de isolamento e de perda, a vários níveis.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Cartaz disponível na página de Facebook da Culturgest

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.