fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

CONVERSAS À JANELA. Abnegação e extrativismo com Gisela Casimiro  

As Conversas à Janela estão integradas no ciclo de reflexão do projeto de criação artística "PLANTA" com a criação e direção de Ana Luena e José Miguel Soares da Malvada Associação Artística.

Gisela Casimiro conta-nos que quando a noção de “ocupado” se vai tornando tóxica, porque andamos sempre ocupados e preocupados, regressar à natureza é regressar a nós, a cada ser. O efeito da natureza é estar presente, pronta para ser observada e descoberta, naquilo que já foi e continuará a ser para além de nós. Estamos habituados a que ela esteja ao nosso serviço para dela extraímos matérias, a usá-la por aquilo que ela tem para nos dar, sem conseguirmos já nomeá-la, prestar-lhe homenagem ou fazer-lhe uma dedicatória quando a vemos e cuidamos. O extrativismo natural e social coexistem numa geografia que, obrigando a uma partilha, levou a que houvesse, e haja, quem extraia e quem “seja extraído”, retirando-se a força vital de todos os lugares de onde se extrai algo, seja natural ou social.

GISELA CASIMIRO (Bissau, 1984) Escritora, artista e ativista portuguesa. Publicou ‘Erosão’ e fez parte de várias antologias. Tem obra traduzida para turco, alemão, mandarim e espanhol. Nos últimos anos assinou textos no Hoje Macau, Buala, Contemporânea, Setenta e Quatro, Revista Pessoa, MIL Magazine, Palavra Comum, PROPS, Flanzine. Foi‌ ‌autora‌ ‌convidada‌ ‌do International‌ ‌Young‌ ‌Writers‌ ‌Meeting‌ ‌(Turquia),‌ ‌Rota‌ ‌das‌ ‌Letras‌ ‌(Macau),‌ ‌Resiliência‌ ‌(Moçambique),‌ Festival Europeu de Literatura de Colónia (Alemanha), FOLIO‌, Feira do Livro de Lisboa/Porto ‌e‌ ‌Waking‌ ‌Life‌ ‌(Portugal).‌ Integrou espetáculos no CCB, Gaivotas, TBA e Teatro São Luiz. Realizou exposições no Mercado de Culturas, Armário, ZDB, Balcony, Casa do Capitão, Museu Nacional de Etnologia e Quetzal Art Center. Colabora com diversos teatros, museus, associações e festivais. Dirigiu o departamento de cultura do INMUNE (2019-2021). É criadora e moderadora do ciclo de conversas ‘Temos de falar’.

Todas as quartas-feiras de Junho ficará disponível às 19h a gravação de cada conversa e o respetivo podcats em malvada.art e gerador.eu

1 JUN - Aurora Carapinha - Jardins e espaços públicos
8 JUN - Álvaro Domingues - Paisagens transgénicas
15 JUN - Michiko Okano - ‘Ma’: Espaço comunicativo de eventuais relações
22 JUN - Gisela Casimiro - Abnegação e extrativismo
29 JUN - Fátima Vieira - Pensamento utópico

O Gerador é parceiro desta iniciativa.
Planta tem o Apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap