fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Conversas Impróprias | A formação em jornalismo em Portugal

Dia 21 de novembro no Palco Online Gerador decorreu mais um debate do ciclo online Conversas Impróprias….

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Dia 21 de novembro no Palco Online Gerador decorreu mais um debate do ciclo online Conversas Impróprias. Se preferires acompanhar o nosso podcast podes sempre descobrir esta playlist. Para este 5º debate de Conversas Impróprias o tema será a formação que Portugal tem para oferecer aos jovens jornalistas.

Como deve ser a preparação dos/das jornalistas? As formações disponíveis respondem às necessidades do mundo contemporâneo? Qual a sua relação com os problemas atuais do jornalismo? As especializações fazem sentido? Quais as possíveis melhorias pedagógicas? São algumas das interrogações, ao redor das quais conversaremos com Aline Flor, António Granado e Sofia Branco.

Aline Flor é jornalista no Público, na equipa de áudio. É autora do podcast “Do Género”, sobre mulheres e igualdade, produz ainda outros podcasts como “Memórias de Lisboa” e “Agenda Europa”. Além disso escreve sobretudo sobre des/igualdades de género, violência contra as mulheres e ativismos feministas. Tem dinamizado workshops sobre podcasts em escolas e eventos feministas.

António Granado é professor na NOVA FCSH, onde coordena o mestrado em Jornalismo e co-coordena o mestrado em Comunicação de Ciência. Foi jornalista profissional durante mais de 26 anos, tendo-se especializado na área do jornalismo de ciência. Fez a maior parte da sua carreira no jornal Público, onde foi, para além de jornalista, editor de ciência, sub-director, chefe de redação e editor do Publico.pt. Entre Setembro de 2010 e Março de 2014, foi editor multimédia na RTP.  

Sofia Branco é jornalista há 20 anos e presidente do Sindicato dos Jornalistas. Trabalha na Agência Lusa, onde é coordenadora de estágios e formação profissional. Tem um percurso profissional reconhecido, nacional e internacionalmente, na cobertura de temas de Direitos Humanos. É professora convidada de Ética e Deontologia no ISCTE-IUL e representante de Portugal na Rede Temática de Jornalistas do Instituto Europeu para a Igualdade de Género. Entre 1999 e 2009, trabalhou no jornal Público, recebendo vários prémios por artigos publicados, nomeadamente pela série de trabalhos sobre o tema da mutilação genital feminina.

Como acompanhar o ciclo?

Poderás saber mais sobre o ciclo Conversas Impróprias no site do Gerador e no site do Shifter e nas redes sociais dos dois meios, onde vamos lançando a programação no arranque de cada mês.

Junta-te ao nosso grupo de WhatsApp e subscreve aqui o nosso boletim para receberes as novidades das Conversas Impróprias por e-mail.

Estas conversas mensais resultam de uma parceria inédita entre o Gerador e o Shifter

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

19 Dezembro 2025

Reportagem do Gerador vence Prémio Mário Soares da Assembleia da República

19 Dezembro 2025

Fica a conhecer Sancha Castro, parte do coletivo vencedor de cruzamento disciplinar na MNJC24

18 Dezembro 2025

Descobre o novo Programa de Pensamento Crítico do Gerador

18 Dezembro 2025

Podcast Capital: Apoio e Financiamento Estruturado, com Álvaro Santos e Joana Meneses Fernandes

17 Dezembro 2025

Fernando, Lisboa faz-te feliz? Vê a décima primeira entrevista deste projeto

17 Dezembro 2025

Junta-te ao evento que quer pensar a desinformação e as suas consequências para a democracia

16 Dezembro 2025

Podcast Two Takes: viver sob regimes autoritários, com Marco Martins e Olia Verriopoulou

12 Dezembro 2025

Recorda aqui a edição de 2025 da Mostra Nacional Jovens Criadores

10 Dezembro 2025

Fica a conhecer Luísa Tormenta, vencedora de fotografia na MNJC24

4 Dezembro 2025

Fica a conhecer Peculiar, vencedor de música na MNJC24

Academia: Programa de pensamento crítico do Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0