Nomeado para o prémio especial “Petagna”, sobre defesa do ambiente e da biodiversidade do Festival Nebrodi Cinema DOC, em Itália, o documentário Até à Última Gota recebeu uma menção honrosa.
Com 38 minutos a curta-metragem é guiada pela atriz Carla Chambel, com o apoio da jornalista Flávia Brito, ouvindo investigadores, agricultores, movimentos de cidadania e a comunidade da Aldeia do Pisão com o objetivo de refletir sobre a irrigação intensiva na agricultura portuguesa.
Segundo Franco Blandi, diretor do festival, o documentário “é uma obra intensa e necessária que entrelaça memória pessoal e investigação social, restituindo com clareza a complexidade da crise hídrica. Denuncia os efeitos devastadores das práticas agrícolas intensivas e convida a uma reflexão urgente sobre a nossa relação com os recursos naturais. Um documentário que une rigor e sensibilidade, oferecendo ao público uma reflexão profunda sobre o futuro da água e da própria vida".
Carla Chambel, atriz e encenadora com fortes ligações a causas sociais e ecológicas, revelou que “participar neste projeto permitiu-me refletir e ganhar maior consciência sobre a água, um recurso vital. Grata pelo reconhecimento, espero que esta distinção ajude a levar o filme a mais salas e a estimular debates comunitários”.
Para Miguel Bica, do Gerador, “esta menção honrosa reforça a atualidade da crise climática e da escassez de água, evidenciando a importância do projeto. É um reconhecimento ao esforço de toda a equipa e parceiros”.
Américo Ferreira, Presidente do GEOTA, manifestou “orgulho neste trabalho, que promove uma reflexão coletiva e aponta soluções para os recursos hídricos. Esperamos que chegue ao máximo de portugueses”.
O documentário Até à Última Gota, do GEOTA com produção do Gerador, pode ser disponibilizado para exibição em escolas, coletividades e eventos ambientais. Foi exibido no dia 15 de Outubro no Festival CineEco em Seia.