fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Duetos em Direto | José Pedro Pinto e Pedro Baptista

No dia 9 de setembro pelas 21h30 no Palco Online Gerador desafiámos o músico José…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No dia 9 de setembro pelas 21h30 no Palco Online Gerador desafiámos o músico José Pedro Pinto e o intérprete Pedro Baptista a unirem os seus talentos num dueto inédito no site Gerador. Depois da performance os dois autores falaram ainda sobre o processo criativo numa pequena entrevista. Podes assistir à performance aqui:

José Pedro Pinto combina o som clássico com a severidade da guitarra acústica de 12 cordas. Começou a dar concertos em 2019, contando desde então com atuações a solo no Carmo’81, ACERT, Fnac Viseu e festivais Mescla e Sementeira. Depois de viver umas horas de olhos fechados e ouvidos abertos nos recantos do Fontelo, apresentará Fontellum, uma peça original inspirada no que aí ouviu, cruzando eletrónica, gravações do local e instrumentos acústicos.

Pedro Baptista, enquanto intérprete, trabalhou com Jorge Silva Melo (tendo integrado a companhia Artistas Unidos), Jorge Andrade (Mala Voadora), Madalena Victorino, Mário Coelho, entre outros. Enquanto criador, autor e encenador apresentou os trabalhos NÓS ou ensaio sobre a metamorfose (2013), Purgatório (2014), Paisagem (2015) Rabbits (2017), A Gaivota (2019) e Suspiria (2020).

Todas as semanas a cultura portuguesa sobe ao Palco Online Gerador com performances, conversas, música, cinema, entrevistas em vídeo ou mesmo jogos. Descobre aqui o nosso plano semanal e explora todos os momentos que já passaram pelo site Gerador aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

26 Dezembro 2025

Fica a conhecer Sofia Pessoa Pádua e Cláudio Monteiro, parte do coletivo vencedor de cinema na MNJC24

23 Dezembro 2025

Lourenço, Lisboa faz-te feliz? Vê a décima segunda entrevista deste projeto

23 Dezembro 2025

Zine Insubmissa Gerador: Pensar a Palestina em voz alta

22 Dezembro 2025

Queremos ouvir o testemunho de jovens que não tenham concluído ou ingressado no Ensino Superior

19 Dezembro 2025

Reportagem do Gerador vence Prémio Mário Soares da Assembleia da República

19 Dezembro 2025

Fica a conhecer Sancha Castro, parte do coletivo vencedor de cruzamento disciplinar na MNJC24

18 Dezembro 2025

Descobre o novo Programa de Pensamento Crítico do Gerador

18 Dezembro 2025

Podcast Capital: Apoio e Financiamento Estruturado, com Álvaro Santos e Joana Meneses Fernandes

17 Dezembro 2025

Junta-te ao evento que quer pensar a desinformação e as suas consequências para a democracia

16 Dezembro 2025

Podcast Two Takes: viver sob regimes autoritários, com Marco Martins e Olia Verriopoulou

Academia: Programa de pensamento crítico do Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0