fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Duetos com Carolina Varela, Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema

Hoje, dia 29 de abril às 21h30, não percas o dueto que junta Carolina Varela,…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Hoje, dia 29 de abril às 21h30, não percas o dueto que junta Carolina Varela, Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema, no site Gerador. Esta performance tem como base o espetáculo Aurora Negra, e surge da captação de imagens do processo criativo e do espetáculo, em torno da temática do corpo da mulher negra. Através do ambiente sonoro criando por Carolina Varela, este objeto funde-se e transforma-se num manifesto sonoro e imagético. Depois da performance há ainda uma conversa sobre o processo criativo e respostas a algumas questões.

Assiste a este dueto à hora marcada, aqui:

Carolina Varela nasceu em Coimbra em 1992 e estudou Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2015 participou no disco Subtractive Colors de Desidério Lázaro e em alguns dos concertos de Tora Tora BigBand. No ano seguinte junta-se à banda Rosa Mimosa y sus Mariposas como cantora principal e, em 2017, participa como atriz no espetáculo Ensaio para uma Cartografia, de Mónica Calle. No mesmo ano ingressa na banda Vitória & the Kalashnicoles como baixista e cantora. Em 2018 é convidada por Mónica Garnel a dar apoio vocal aos atores de The Swimming Pool Party. Foi sonoplasta e compositora do espetáculo Aurora Negra, uma co-criação com Isabél Zuaa, Cleo Diára e Nádia Yracema, que estreou em Setembro de 2020 no TNDM II. Em 2021 estreia Carta de Mónica Calle.

Cleo Diára nasceu a 2 de Setembro de 1987 na Cidade da Praia, em Cabo Verde e mudou-se durante a sua infância para Lisboa. As suas primeiras experiências teatrais foram no grupo de teatro universitário Mis-cutem, e, em 2012, iniciou a sua formação artística profissional na Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde 2015 participou como intérprete em vários projetos teatrais de encenadores nacionais dos quais destaca, Rogério Carvalho, Mónica Calle, Sónia Baptista, Mário Coelho e Pedro Baptista. Integrou também várias produções de cinema nacional e internacional, como Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, Verão Danado, de Pedro Cabeleira, e Terra Amarela, de Dinis Costa.

Isabél Zuaa nasceu em Lisboa e tem as suas origens na Guiné-Bissau e em Angola. Formou-se em Interpretação Teatral no Chapitô, em Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e em Artes Cénicas na UniRio, no Rio de Janeiro. Desde de 2010 transita entre projetos de dança, cinema e teatro, no Brasil, em Portugal e em Itália.
Em 2020, ganha a Bolsa Amélia Rey Colaço para a criação do espetáculo Aurora Negra, em colaboração com as atrizes Cleo Diára e Nádia Yracema, com estreia no TNDM II e digressão pelo país. Desde 2017, foi destacada com vários prémios pela sua participação nos filmes Animal AmareloDeserto EstrangeiroAs boas ManeirasJoaquim e Nó do Diabo.

Nádia Yracema nasceu a 3 de Julho em Luanda, Angola. Inicia a sua formação e atividade em teatro no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra e ingressa, em 2012, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Após conclusão da formação académica tem trabalhado como atriz com encenadores nacionais e internacionais, dos quais destaca: Bouchra Ouizguen, Emmanuelle Huynh, Matthias Langhoff, Rogério de Carvalho, Tiago Rodrigues e Sara Carinhas. Tem uma participação ativa em vários organismos sociais que promovem o trabalho colaborativo nas áreas do cinema, teatro e performance. Em 2018 integra o projecto internacional École de Maîtres e, em 2019, o projeto vencedor da bolsa Amélia Rey Colaço, Aurora Negra, com Cleo Diára e Isabél Zuaa.

Para além das intérpretes, este dueto contou com a participação de Felipe Drehmer na captação e edição de vídeo, Tony Cassanelli na captação das imagens da pintura Pietà, Eloísa d'Ascensão nos figurino e pintura facial e corporal, Carolina Varela e Yaw Tembe na criação sonora e, ainda, com a interpretação de Paulo Páscoal, Mauro Hermínio e Bruno Huca.

Descobre todos os Duetos que já passaram pelo site Gerador, aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Novembro 2025

Catarina, Lisboa faz-te feliz? Vê a quinta entrevista deste projeto

4 Novembro 2025

Podcast Two Takes: o impacto social da exploração mineira, com Paulo Carneiro e Georgis Grigoriakis

3 Novembro 2025

Exposição “Como ser um lugar de vizinhança” inaugura a 12 de novembro no Goethe-Institut, em Lisboa

30 Outubro 2025

Fica a conhecer Alexandre Leal, vencedor de gastronomia na MNJC24

24 Outubro 2025

Podcast Capital: Sustentabilidade e ecologia na cultura com Carlos Costa e Inês Lampreia

23 Outubro 2025

MNJC: conhece aqui os criadores selecionados para a edição de 2025

21 Outubro 2025

Fica a conhecer Rodrigo Pereira Esteves, vencedor de dança na MNJC24

20 Outubro 2025

Residências Insubmissas Gerador: pensar a Palestina em voz alta

20 Outubro 2025

João Joanaz de Melo: “Continuamos a ter um paradigma socioeconómico de olhar para o nosso umbigo”

17 Outubro 2025

Horizontes Vivos: vem refletir sobre ética e direitos de autor no jornalismo

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0