fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Em Lisboa, há um festival que celebra a interculturalidade através das artes performativas

Nos dias 11, 12, 18 e 19 de setembro, o festival TODOS – Caminhada de…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Nos dias 11, 12, 18 e 19 de setembro, o festival TODOS - Caminhada de Culturas vai acertar o mundo em Santa Clara, trazendo música, teatro, dança, novo circo, exposições, visitas, oficinas e comida de todo o mundo.

Em 2009, nasceu um festival com vista à destruição de guetos territoriais associados à emigração, num convite ao público para conviver entre culturas de todo o mundo, na capital portuguesa. O TODOS - Caminhada de Culturas celebra Lisboa como cidade intercultural através das artes performativas contemporâneas - espectáculos de Música, Teatro, Dança, Novo circo, mas também exposições de Fotografia, Visitas Guiadas, Comidas do Mundo e Oficinas, entre outros.

Promovido entre a Academia de Produtores Culturais e a Câmara Municipal de Lisboa, este ano, o TODOS escolheu Santa Clara e o digital - através do #TODOSemlinha -,para celebrar a sua missão. "Santa Clara, a jovem freguesia de Lisboa criada em 2013, que chamou a si os antigos fregueses da Charneca e da Ameixoeira, é o novo território para o TODOS continuar a sua caminhada intercultural pela cidade. Rica em História e em estórias, que nalguns locais nos conduzem até ao Paleolítico, Santa Clara é um território-potência de possibilidades futuras diversas, tantas quantas as gentes que por lá vivem, oriundas de várias partes de Portugal e do Mundo.", conta a organização no website do evento, desvendando algumas coisas que se escondem nessa zona de Lisboa - "Palacetes e quintas românticas, moradias e condomínios fechados, coexistem com hortas, bairros remediados e bairros sociais limpos e cuidados. O silêncio dos campos deixa-nos escutar o grasnar dos gansos, o balido dos rebanhos, o relinchar dos cavalos, mas também as marteladas provindas das inúmeras oficinas de bate-chapas".

Em 2021, o programa chama-se TODOS 2021 e traz um conjunto de espetáculos, exposições, passeios, visitas, experiências e workshops, ao vivo e por via digital que, mais do que eventos e experiências, são pretextos para o convívio, para a descoberta e para a relação, segundo a organização, "um modo de nos acertarmos em 2021 com o Tempo da Verdade que existe na diferença, que nos resgate aos preconceitos e nos permita em 2022 viver um Tempo de Transformação, e em 2023 «amar como a estrada começa» num Tempo de Esperança."

No teatro, a programação conta com espetáculoo como, Ao abrigo da distância, de Rui Catalão, o teatro documental Perfect Match, de André Amálio e Tereza Havlíčková, Aurora Negra, de Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema, Com Paixão, do Teatro Ibisco, entre outros. Na música, Orquestra Todos, Kriol, Estraca, Diego El Gavi, o Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa, Eneida Marta e um Concerto de Órgão. Também o circo contemporâneo tem espaço no TODOS, não fosse a antiga Feira da Charneca, hoje Jardim do Campo das Amoreiras, palco de saltimbancos - Amoukama Circus, L'Autre (O Outro), da Companhia O Último Momento, e a Orquestra de Malabares, que une Pistacatro e a Banda Musical e Artística da Charneca, vão trazer fantasia e magia a Santa Clara.

TODOS é um festival de partilha, por isso, o festival e a Associação Lugar-Comum trazem um espetáculo comunitário, Mágua di nôs e ainda A Céu Aberto, um lugar-espetáculo criado a partir das memórias da comunidade da Charneca sobre o Cine-Estrela. Joana Brito Silva leva-nos num percurso encenado, propondo um reconhecimento mais aprofundado do território e das comunidades que habitam o Bairro das Galinheiras e da Quinta do Reguengo, com Bate-Estradas. O festival leva-nos ainda numa descoberta por Santa Clara com Visitas Guiadas, Reflexões e Inspirações, Workshops e Culinária para Todos.

Para quem quer mergulhar no festival através do online, o canal de comunicação audiovisual do TODOS, terá vídeos, espetáculos e conteúdos exclusivos do TODOS 2021, para acompanhar através da hashtag #TODOSemSantaClara ( no Facebook, Youtube e Instagram) ou a partir do site, no separador da programação #TODOSemlinha2021. O programa online conta com visitas guiadas a três instituições relevantes para a História do território de Santa Clara: a Academia de Música de Santa Cecília, a Banda Musical e Artística da Charneca e o Palácio da Quinta Alegre, e ainda uma visita às hortas de Santa Clara, com Boas Terras. Será ainda possível acompanhar os concertos da Orquestra de Malabares no dia 12 de setembro, e de Diego El Gavi, no dia 18 de setembro.

Programa completo disponível, aqui.

Texto por Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: Programa de pensamento crítico do Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0