Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Encontrei-te na Esquina com Carlos Bica

O encontrei-te na esquina de hoje é dedicado ao Magafest que, no dia 10 de…

Texto de Margarida Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O encontrei-te na esquina de hoje é dedicado ao Magafest que, no dia 10 de setembro, invade o Palácio Sinel de Cordes com muita e boa música. Hoje, foi com o músico Carlos Bica que o Gil esteve a falar ;-) 

Com que idade te sentes? 

Quando eu era um jovem imaginava que alguém com a minha idade actual já seria uma pessoa muita velha, agora que lá cheguei posso dizer que não é verdade. Kafka já dizia que qualquer pessoa que mantém a capacidade de ver a beleza nunca irá envelhecer. Na realidade fazer arte é sem dúvida um excelente método anti-age.

Como é isso dentro da tua cabeça? O teu imaginário?  

Tento ter uma atitude muito naif naquilo que faço, tentando que a mente enganadora não interfira com a verdade. Ser criativo é uma tarefa que implica um trabalho rotineiro, sem medos e sem expectativas. A grande dificuldade no processo criativo está em sermos capazes de diferenciar entre o que é lixo e aquilo que tem razão de existir.

Qual foi a última vez que testemunhaste algo de transcendente? 

O transcendente está sempre presente, só que a maior parte das vezes não somos capazes de o constatar. Fazer música é estarmos mais próximos do divino.

Conta-me uma história em que penses, a que regresses. 

Os meus primeiros concertos como músico em palco foram muito especiais e marcaram-me para sempre. Refiro-me à minha primeira audição enquanto estudante de contrabaixo na Academia de Amadores de Música, onde  só me recordo de ter acabado de tocar a peça quando ouvi as palmas do público. O outro episódio aconteceu quando dei o meu primeiro concerto de jazz. Foi na cave do restaurante Velha Goa, em Campo de Ourique, em Lisboa. No dia 29 de Setembro de 1981, eu que nem criança no dia de Natal, levantei-me da cama mais cedo para apanhar o comboio para Algés para poder comprar o semanário O Sete, que só umas horas mais tarde estaria à venda em Oeiras, onde eu vivia, e poder desfrutar do prazer de ver o nosso concerto anunciado num jornal, custava-me a acreditar que eu iria nos dias seguintes estar de verdade a tocar para um público. Essa sensação de poder partilhar música e a enorme responsabilidade inerente, foram desde logo uma paixão.

Entrevista por Gil Sousa

Foto por Vera Marmelo

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

3 Junho 2026

Café com jornalistas: Miguel Carvalho e Isabel Nery no FALA 2026

2 Junho 2026

Do livro

1 Junho 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Marisa Santos sobre o ensino superior

29 Maio 2026

Revista Gerador: uma edição sobre coletivo e formas de reconstruir o comum

29 Maio 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

28 Maio 2026

Dar uma volta com Marco Mendonça

28 Maio 2026

Procuramos pais de crianças até 10 anos para falarem sobre imaginação 

27 Maio 2026

Pensar o Colonialismo em Voz Alta: descobre algumas das reflexões da última Residência Insubmissa Gerador

25 Maio 2026

Singularidades de Guimarães: que imagem tens de liberdade? Ouve aqui o podcast

22 Maio 2026

De 27 a 29 de maio participa gratuitamente numa formação sobre liderança, participação cívica e artivismo

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Marisa Santos sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0