fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Entra nas páginas sem pedir licença – livros de acesso aberto

Perante o contexto de crise que atravessamos, algumas entidades decidiram disponibilizar determinadas obras, ou mesmo…

Texto de Raquel Rodrigues

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Perante o contexto de crise que atravessamos, algumas entidades decidiram disponibilizar determinadas obras, ou mesmo todas, para livre acesso.

É o caso da Imprensa Nacional Casa da Moeda, que, procurando manter "o compromisso de serviço público com a cultura portuguesa", partilha os últimos títulos da coleção "O Essencial Sobre…". Entre estes, podemos encontrar O Essencial sobre Walt Whitman, de Mário Avelar, O Essencial sobre Charles Chaplin, de José Augusto França ou O Essencial sobre Dom Quixote, de António Mega Ferreira, por exemplo. Para conheceres a lista, clica aqui. A Imprensa Nacional Casa da Moeda, tem vindo a alargar o leque das obras abrangidas, pertencentes à mesma colecção, inaugurada, na década de 1980, por Vasco Graça-Moura, então responsável pelas edições da INCM. "A ideia era avançar com uma coleção sobre diversos temas da cultura e da literatura portuguesas, explicados de uma forma breve e acessível, para um público generalista e por um valor acessível", lê-se no artigo "Combata o Isolamento, Leia Livros", onde podes encontrar as 5 obras acrescentadas à lista. As últimas obras disponibilizadas desta colecção, cerca de 6, estão disponíveis aqui.

Recentemente, foi lançada outra iniciativa, agora com a colecção "250 anos. Breve História da Imprensa Nacional", cuja disponibilização também se encontra repartida. Trata-se de uma "breve síntese adaptada a partir da obra que evocou e celebrou os 250 anos da editora pública: Indústria, Arte e Letras, de autoria de Maria Inês Queiroz, Inês José e Diogo Ferreira, dada à estampa em 2019. (...) Este é um trabalho que acompanha e dá a conhecer a história da editora pública portuguesa desde a sua criação, em 24 de dezembro de 1768, até ao presente, percorrendo o seu papel no setor das artes gráficas, da indústria do livro e da formação profissional, num cruzamento óbvio e inevitável da história do próprio país", como se lê na descrição. Trata-se de 10 volumes, sendo lançado um a cada semana. O primeiro, A Régia Oficina Tipográfica, já se encontra disponível.

A Flop vai disponibilizar os seus quatro livros, um a cada semana. Começou por Três horas esquerdas, de Daniil Kharms. Seguir-se-á 145 Poemas, de Konstantinos Kaváfis, Cinquenta e seis – vinte e cinco da terra e do rio, trinta e um do mar e dos viajantes, de Esménio, e, por fim, Para acabar de vez com o juízo de Deus e outros textos finais (1946-1948), de Antonin Artaud.

A Amazon também está a disponibilizar e-books, disponíveis em várias línguas.

Porém, há outros espaços digitais permitem o livre acesso aos seus arquivos bibliográficos, o qual não surge na sequência da crise que vivemos. Na Biblioteca Digital Mundial podemos encontrar diversos tipos de documentos, como manuscritos, mapas, fotografias, e, até mesmo, livros raros pertencentes a diferentes culturas e países (cerca de 193). Conta com um total de 19 147 artigos do período compreendido entre 8000 a.C. e 2000.

Open Library, que se insere no Internet Archive, tem a particularidade de dispor de livros que já nem se encontram no mercado e de apresentar informação sobre outros que não estão acessíveis, constituindo-se como um repositório.

Wikisource é um projeto da Fundação Wikimedia, que reúne livros de ficção e não ficção, biografias e documentos históricos, em mais de 100 mil idiomas.

O Plano Nacional de Leitura dispõe de uma extensa lista de sites, nacionais e internacionais, com livros em formato digital de acesso aberto. Nesta, consta, por exemplo, o Project Gutenberg, a mais antiga biblioteca digital do mundo, com 38 000 livros, dos quais 523 estão escritos em Língua Portuguesa, a Biblioteca Digital Camões, a PO.EX, arquivo digital da Literatura Experimental Portuguesa e o Portal Domínio Público, biblioteca digital brasileira, onde estão disponíveis 21 obras de Fernando Pessoa.

Texto de Raquel Rodrigues

Fotografia de Perfecto Capucine, via Unsplash

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Saber mais

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0