fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Entre fevereiro e abril, (São) Vicente reiventa-se pela 8.ª vez

Entre os dias 2 de fevereiro e 28 de abril, o mito de São Vicente…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Entre os dias 2 de fevereiro e 28 de abril, o mito de São Vicente volta a ser escrutinado em Lisboa, desta vez com uma exposição no Palácio Pimenta, numa co-produção entre o Museu de Lisboa e a Travessa da Ermida. Os oito séculos de distância entre Vicente e os artistas que agora pensam nele trazem uma visão que procura promover a "contemporanização do mito".

São Vicente é uma personagem histórica, associada a um mito medieval diretamente ligado a Lisboa, enquanto santo padroeiro da cidade. Em 2011, o curador e investigador, Mário Caeiro, no seio do Projecto Travessa da Ermida, pensou e desenvolveu um projeto que traz Vicente para a cultura urbana, dando-lhe novos sentidos. A revisão criativa e refundadora do imaginário da cidade de Lisboa e do que esta representa no seio da cultura portuguesa são o foco principal.

O “São” separa-se de Vicente para que se crie uma verdadeira relação de horizontalidade. Vicente passa a ser de todos e surge com um olhar crítico e “resiliente às pressões da massificação e da descaracterização” de Lisboa, como conta a organização. De 2011 em diante, propôs-se “a reinvenção de um extraordinário património imaterial”.

Os anos de 2014 e 2015 marcaram uma viragem na reinvenção de Vicente; passou a olhar-se “a diversidade da cultura europeia como oportunidade dialógica”. Em 2016, pensou-se a “cidadania criativa” e, em 2017, a viagem encontrou os também misteriosos corvos, cuja ligação ao mito de São Vicente é um ponto de interesse para Mário Caeiro, desde o começo.

A edição de 2018, Vicente — Lisboa, âncora do infinito, procurou recolher todas as dimensões do mito — entre elas a histórica, a espiritual, a política e a social — e pensar Lisboa “como lugar e ao mesmo tempo hegemonia de comunicação com o cosmos”. Nino Alfieri foi o artista convidado para expor na Travessa da Ermida, com uma instalação que uniu a pintura à cerâmica, numa homenagem aos Corvos.

Para 2019 está agendado o lançamento do livro associado ao projeto, “VICENTE. Símbolo de Lisboa. Mito Contemporâneo”, apresentado por António de Castro Caeiro e Idalina Conde, no dia 16 de março, e com um passeio performativo orientado por Nelson Guerreiro. Entre fevereiro e abril, os meses em que a exposição está patente, vão ser organizadas conversas e visitas guiadas, para pensar no mito em conjunto pelo 8.º ano consecutivo.

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Agata Wiórko

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0