Duas artistas portuguesas querem saber mais sobre os preços do trabalho de ilustração em Portugal. Para isso, criaram um questionário que pretende recolher informação sobre o tema, com o intuito de “abrir espaço para conversas sobre dinheiro”.
“Um dos maiores desafios de ser freelancer é fazer orçamentos. Não sabemos quanto vale o nosso trabalho, temos medo de perder clientes e de pedir demasiado”, explicam Joana Antunes e Joana Molho, em informação enviada ao Gerador.
As duas ilustradoras criaram um questionário online, como forma de auscultar o mercado português e recolher experiências de colegas de profissão. “Sabemos que os dados recolhidos não vão ser perfeitos nem suficientes para uma investigação profunda sobre o tema, mas esperamos que sejam o empurrão necessário para negociar compensação justa e desafiar o estereótipo do “artista esfomeado””, referem. “O nosso objetivo é ajudar outros ilustradores a encontrarem informação sobre a prática de preços justos, de acordo com o mercado e a comunidade”, acrescentam.
As respostas dadas ficarão públicas, para que quem não trabalha na área também possa ter uma maior compreensão dos custos inerentes a este tipo de trabalho. Podem ser consultadas aqui. Já o questionário pode ser acedido através deste link.