Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
Como preparar, filmar, editar e pós-produzir um projeto de vídeo?
Neste curso de 15h orientado por João Cruz, fotógrafo e videógrafo, vais aprender sobre todas as fases necessárias para produzires o teu próprio vídeo de forma independente. Através de bases teóricas e exercícios práticos, ficarás a conhecer várias ferramentas essenciais para poderes concretizar os teus projetos de forma eficiente. Nas aulas sobre montagem e pós-produção vamos explorar o software gratuito DaVinci Resolve que te dará as bases para editar o teu vídeo.
João Cruz
Online, 15h, em português
15 de setembro a 20 de outubro de 2026
195 eur
• Aplicar os princípios básicos do vídeo e saber como operar uma câmara de vídeo;
• Compreender e utilizar técnicas de composição e movimentos de câmara;
• Compreender e utilizar o processo de pré-produção;
• Aprender a realizar uma entrevista;
• Aprender a estruturar uma narrativa e um guião para vídeo;
• Aprender a utilizar o software DaVinci Resolve para aplicar técnicas de montagem e pós-produção de vídeo e áudio;
• Desenvolver um projeto em vídeo.
Apresentação de João Cruz; Apresentação participantes; Introdução e apresentação do programa de aprendizagem; Breve história do vídeo; Exposição; Abertura; Profundidade de campo; Velocidade do obturador; Sensibilidade do sensor, ISO; Temperatura de cor; Equilíbrio de brancos; Cadência, frames por segundo; Tipos de objetivas; Distância focal; Tipos de focagem; Tipos de câmara; resoluções de vídeo; Operação da câmara em modo vídeo; Proposta de Exercício Prático I; Apresentação sobre Projeto Final.
Tipos de planos; Regra dos 30º e 180º; Tipos de enquadramento e composição; Movimentos de câmara; Fotograma, plano, cena, sequência; Estrutura da narrativa; Técnicas de montagem, tipos de corte e transições; Visualização e comentários Exercício Prático I; Proposta de Exercício Prático II.
Gravação e monotorização básica de áudio; Acessórios: filtros ND, para-sol; Suportes: tripé e monopé; Formatos e perfis de gravação; Cineastas e videógrafos de referência; Pré-produção (Repérage, Storyboard e guião); Visualização e comentários Exercício Prático II; Apoio aos Projetos Finais.
Gestão e organização de ficheiros; Introdução ao DaVinci Resolve: espaço de trabalho, menus, ferramentas, montagem; Exercícios Práticos em DaVinci Resolve; Apoio aos Projetos Finais.
Pós-produção e efeitos; Pós-produção básica de áudio; Ajustes e correção de cor; Inserção de grafismos; Exportação; Apoio aos Projetos Finais.
Apresentação e discussão dos Projetos Finais; Adaptação de Projetos Finais para diversas plataformas e formato vertical; Cultura visual: cineastas de referência; Esclarecimento de dúvidas; Conversa informal sobre conteúdos e tema livre.
João Cruz é fotógrafo e videógrafo do Porto.
Atualmente é freelancer e trabalha com uma vasta gama de clientes como empresas ou particulares com marcas pessoais.
Sabe mais aqui.


O curso irá decorrer à terça-feira das 19h às 21h30. Os dias das aulas são:
As aulas são realizadas por videoconferência, em tempo real, e são gravadas para consulta, ficando disponíveis até uma semana depois da última aula.. A partilha de experiências entre formadores e alunos é o principal foco da Academia Gerador, valorizando assim uma aprendizagem participativa e adaptada a cada caso.
É importante leres com detalhe todo o Regulamento para perceberes como tudo funciona.
Vale 30% da nota final.
Vale 30% da nota final.
Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proatividade. Vale 20% da nota final.
Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.
Torna-te Sócio ou Subscritor Mensal do Gerador para teres acesso a um desconto fixo de 15 € no valor total da inscrição.
Se já és clica aqui para iniciares sessão e o desconto ser aplicado automaticamente na loja online. Se não tens conta criada, preenche o formulário com o email associado à tua subscrição.


Se te inscreveres simultaneamente em dois cursos da mesma área podes usufruir de 10% de desconto.


Ao longo de um ano, desafiamos quatro escritores que admiramos a escrever uma carta sobre um tema contemporâneo que considerem urgente, terminando com uma pergunta.
Clube de Leitura que promove, através da prática jornalística de excelência, o combate à desinformação. Em cada uma das quatro sessões trabalhamos uma reportagem publicada que admiramos e que merece ser discutida de forma aberta e plural.
Propomos usar práticas artísticas para abrir novas perspetivas, ler melhor a sociedade em que vivemos e ensaiar caminhos alternativos. Quatro intervenientes partilham olhares complementares em quatro sessões autónomas de 2h. No final, cada participante terá ferramentas para saber lidar, de forma imaginativa, com os desafios pessoais, profissionais e sociais.
A oficina propõe uma imersão prática nas dinâmicas informativas contemporâneas: como se fabrica a desinformação, como a detetar e como a desmontar.
A democracia vive do voto, sim, mas também da participação informada, do escrutínio crítico e da capacidade de dialogar com quem pensa diferente. Este curso propõe uma cartografia prática da cidadania: compreender como se decidem políticas públicas, como se formam opiniões e como funcionam as instituições; exercitar ferramentas para ler debates, dados e narrativas; e treinar competências para intervir com responsabilidade no espaço público.
Aprende a criar uma entidade coletiva com personalidade jurídica (associação), com o objetivo de desenvolver iniciativas artísticas e culturais.
Como detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais?
Neste curso vamos identificar, conhecer e praticar o estilo Jornalismo Literário, que se insere dentro do género Reportagem, ficando a conhecer técnicas de escrita narrativa que ajudam a contar uma boa história sem nunca descorar os factos e a realidade.
Uma oficina de escrita, com Samuel F. Pimenta, para aguçar a técnica e instigar a criatividade.
O curso vai abordar as necessidades a ter em conta antes de abrir, os passos a dar e como gerir uma livraria independente em Portugal.
Este curso propõe-se transmitir as bases necessárias para o desempenho de uma actividade jornalística e crítica tendo como foco a música
Que etapas devo seguir para elaborar um planeamento de comunicação digital eficaz e possível de ser colocado em prática?
O curso pretende proporcionar motivação, conhecimento e capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos facilitando o acesso à informação e o conhecimento sobre os potenciais instrumentos de financiamento nacional.
Vais aprender sobre os vários aspetos da comunicação cultural, desde a estratégia até à prática.