Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
Este curso propõe-se transmitir as bases necessárias para o desempenho de uma actividade jornalística e crítica tendo como foco a música: elaboração de notícias, artigos de investigação, entrevistas, reviews de concertos e de discos, bem como escrita promocional e ensaística.
Com uma dimensão teórica e prática serão abarcados os procedimentos-chave a ter, as regras de estilo, os aspectos formais, os tipos de tratamento dos conteúdos e os factores de comunicabilidade que garantem que um texto seja compreendido e provoque no leitor a vontade de ouvir a música em análise e de saber mais sobre o tema abordado.
Mais do que reproduzir premissas académicas que os alunos podem adquirir noutros lados, pretende-se a assimilação das ferramentas desenvolvidas nos 37 anos de experiência do formador, Rui Eduardo Paes, na escrita sobre música e na coordenação de equipas jornalísticas, numa perspectiva de prestação de serviço público.
Rui Eduardo Paes
Online, 15h
26 de setembro a 31 de outubro
175 eur
• Refletir e entender as vária tipologias de textos sobre música;
• Entender o que implica o processo de pesquisa/investigação jornalística;
• Perceber os contextos sociais e culturais que rodeiam a música;
• Aprender a realizar uma entrevista;
• Perceber quais são as questões deontológicas e éticas no desenvolvimento da actividade jornalística e crítica;
• Aprender sobre o que esperam os outros de um crítico musical.
Formulação das traves-mestras de qualquer texto jornalístico sobre música que não tenha formato de notícia: informação, análise, interpretação pessoal. Definição dos âmbitos da escrita jornalística: notícia, artigo, entrevista, crítica de concertos, crítica de discos, crítica de livros sobre música. Comparação com abordagens da crítica literária, de artes visuais e performativas e cinematográfica. Definição de outros tipos de escrita sobre música: promocional/de divulgação e ensaístico. Relações e diferenças com a escrita jornalística. Discussão sobre a dimensão jornalística da crítica, tendo em conta que esta é normalmente desempenhada por académicos e músicos não-jornalistas.
Apresentação de críticas orais “a quente”, estas após audição parcial de um disco, e apreciação conjunta das intervenções realizadas. Pesquisa: procedimentos de investigação a realizar para a elaboração de um artigo, uma entrevista ou uma crítica. Consultas de livros, Imprensa e Internet, audições, visualizações de vídeos, etc. Marcação de um artigo simples sobre um músico ou grupo à escolha, a realizar em casa e a apresentar na aula seguinte.
Apreciação conjunta dos artigos realizados pelos formandos (último ponto da Aula 2). Discussão sobre o relacionamento de um determinado objecto musical com o mundo que o rodeia. Contextualização social e cultural. Ligações e diferenças com outras práticas musicais e artísticas. Observação relacional e em rede. Conexões com a história e com o presente. Como fazer com que o leitor entenda que uma determinada música tem tudo a ver com a realidade extramusical que conhece.
Como fazer uma entrevista. Preparação prévia. Estratégias de condução de uma conversa – realização de uma entrevista ao vivo, após reunião de dados sobre o entrevistado (músico convidado). Marcação de trabalhos de casa a apresentar na aula seguinte: artigo de investigação sobre tema a definir, entrevista com músico à escolha do aluno, crítica de um concerto escolhido pelo aluno, crítica de um disco escolhido pelo aluno.
Apreciação conjunta dos exercícios realizados em casa (último ponto da Aula 4). Correcção dos mesmos “in loco”: como editar um texto, próprio ou da autoria de terceiros. Cada formando deverá melhorar um texto seu e outro de um colega, no respeito integral do seu estilo e das suas opiniões. Questões deontológicas e éticas no desenvolvimento da actividade jornalística e crítica.
Conversa com um músico sobre o que este espera de um jornalista e de um crítico (músico convidado). Conversa com um melómano sobre o que este espera de um jornalista e de um crítico (pessoa a escolher). Elaboração “in loco” de textos crítico-jornalísticos após visualização em vídeo de um concerto ou da audição de um disco. Apreciação conjunta dos resultados. Discussão sobre o que se aprendeu (e não aprendeu) durante o curso.
Jornalista cultural de profissão com especializações em música, arte intermedia, dança e performance-arte, actualmente a colaborar com a revista digital Rimas e Batidas, Rui Eduardo Paes foi o editor da Jazz.pt, o curador do ciclo Jazz no Parque (Fundação de Serralves) e um dos dois co-programadores do Queer Fest.
Sabe mais aqui.
O curso irá decorrer à quinta-feira das 19h00 às 21h30. Os dias das aulas são:
As aulas são realizadas por videoconferência, têm a duração de 2h, ficando gravadas para consulta a pedido do aluno e disponíveis até ao final do curso. A partilha de experiência entre formadores e alunos é o principal foco da Academia Gerador, valorizando assim uma aprendizagem participativa e adaptada a cada caso.
É importante leres com detalhe todo o Regulamento para perceberes como tudo funciona.
Capacidade de elaboração de textos jornalísticos e críticos ou de apreciações orais no momento. Vale 30% da nota final.
Capacidade de desenvolver pesquisa e de criar textos de reflexão (trabalhos de casa). Vale 30% da nota final.
Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proatividade. Vale 20% da nota final.
Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.
Torna-te Sócio ou Subscritor Mensal do Gerador para teres acesso a um desconto fixo de 15 € no valor total da inscrição.
Se já és clica aqui para iniciares sessão e o desconto ser aplicado automaticamente na loja online. Se não tens conta criada, preenche o formulário com o email associado à tua subscrição.
Se te inscreveres simultaneamente em mais do que um curso tens acesso a um desconto especial de 10%.
Compreende e participa no funcionamento da União Europeia.
Este curso teórico-prático procura desenvolver a compreensão crítica dos processos de edição de texto do género reportagem
Vamos mergulhar e pensar dentro da caixa do pensamento criativo para depois pensar fora dela.
Como aproveitar a nossa experiência quotidiana com filmes, séries, videojogos e outros conteúdos digitais na conceção de projetos musicais criativos e comunicativos?
Qual é a importância das histórias? Como criar narrativas através de personagens? Como criar um filme animado com ferramentas gratuitas?