Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Esta semana na Central Gerador: cinema de animação com a Monstra, hip-hop e muito mais

A ressaca do carnaval e a preparação para o mês da primavera faz-se já esta…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A ressaca do carnaval e a preparação para o mês da primavera faz-se já esta semana na Central Gerador. De quarta a sábado há programação gratuita para te fazer sair de casa depois do sol se pôr. No domingo, devolve-se a tranquilidade ao Largo das Conchas com o nosso café central aberto para aproveitares a tarde em família. Curioso para descobrir o que se vai passar?

26 fevereiro às 21h | Última sessão de cinema de animação com curadoria do festival Monstra

O festival de animação de Lisboa programou as sessões de cinema deste mês da Central Gerador. No dia 26 fechamos o ciclo com seis curtas de animação a não perder: Rain in the Eyes de Rita Basulto (México, 2012), Wind de Robert Löbel (Alemanha, 2013), Dreams and Desires – Family Ties de Joanna Quinn (Reino Unido, 2006), Mermaid de Aleksandr Petrov (Rússia, 1997), Still Lives de Elli Vuorinen (Finlândia, 2019) e Kali, the Little Vampire de Regina Pessoa (Portugal, 2012).

27 de fevereiro às 21h | Concerto Vasco Vilhena

A jovem promessa do indie pop rock português, Vasco Vilhena, vem ao Lumiar apresentar o disco URSO SOLAR numa versão totalmente acústica. A solo irá vestir a pele de uma personagem que criou para este disco e que está na base do seu título. Baseada no urso malaio, espécie asiática em perigo de extinção, Urso Solar é uma criatura ficcional que procura sensibilizar o Homem para as consequências da sua pegada ambiental. Espera-se um início de noite bem passado, que promete ser especial e cantada em bom português.

29 de fevereiro às 19h30 | Hip-Hop Rádio ao Vivo com Sir Scratch, Tóy Tóy T-Rex e xtinto

A Hip Hop Rádio ao vivo regressa à sua residência mensal na Central Gerador. Desta vez junta os rappers Sir Scratch, Tóy Tóy T-Rex e xtinto para um debate acerca dos seus primeiros passos no hip-hop.

Sir Scratch tem dois álbuns na rua "Cinema" (2005) e "Em nosso nome" (2013). Hoje é membro do painel do programa de entrevistas Três Pancada da TV Chelas, juntamente com Sam the Kid e João Moura, onde debatem temas com artistas da cultura hip-hop.

Tóy Tóy T-Rex é um rapper angolano a residir na Linha de Sintra. Membro do coletivo Máfia 73, a solo já lançou projetos como "Meu Espaço", "Rexpect", "Hangar-11", "11-se" e "Chá de Camomila" em 2018.

xtinto estreou-se em 2015 com Dez na mixtape "Odisseia" e começou a sua jornada a solo com o tema “Opus Magnum” produzido por Osémio Boémio. Em 2019, lançou pela Think Music o seu primeiro EP "inacabado" em conjunto com o Benji Price e "Ventre", uma compilação de singles já lançados.

E, claro, os últimos dias para visitares a exposição Catarse de Jorge Charrua

Até dia 1 de março, a galeria da Central Gerador tem as paredes preenchidas pela Catarse do artista Jorge Charrua: um conjunto de retratos pintados a preto e branco mas também a cores, na representação de um processo introspectivo onde expõe a nu recordações, sentimentos e sensações passadas.

A entrada para todas as iniciativas é gratuita.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Março 2026

Já está disponível o catálogo oficial da Mostra Nacional Jovens Criadores 2025

4 Março 2026

Diogo, Lisboa faz-te feliz? Vê a vigésima segunda entrevista deste projeto

4 Março 2026

“Dez Ensaios para o Futuro”, uma exposição para descobrir no Uncover

3 Março 2026

Podcast Post/Zeitgeist: tecnologia e o futuro do trabalho com a investigadora Helena Lopes

26 Fevereiro 2026

Quem conta a história? Dia 6 de março assiste à conversa ao vivo com a artista Suelen Calonga e a investigadora Inocência Mata

25 Fevereiro 2026

Junta-te ao evento que quer pensar a desinformação e as suas consequências para a democracia

20 Fevereiro 2026

Pensar a Desinformação em Voz Alta: descobre algumas das reflexões da última residência do Gerador na Casa Capitão

18 Fevereiro 2026

“Singularidades de Guimarães”: o ciclo de conversas que desafia a comunidade a olhar para a cidade

16 Fevereiro 2026

File not Found: procuramos arquivo em Portugal para acolher artista em residência

5 Fevereiro 2026

Inscrições abertas para a 4ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos da RTCP

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0