fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Exposição de pintura de Júlio Pomar em Lisboa

Uma exposição com histórias representadas pela pintura de Júlio Pomar, com cerca de 40 obras,…

Texto de Vanessa Lopes

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Uma exposição com histórias representadas pela pintura de Júlio Pomar, com cerca de 40 obras, é inaugurada no dia 29 de abril, pelas 17 horas, em Lisboa, no atelier do artista Museu Júlio Pomar .

A exposição, intitulada “Júlio Pomar: Pintura de Histórias”, remete para a revisitação da História de Arte e dos seus mestres. As pinturas têm como objetivo dar a conhecer as histórias e mitos de referência cultural, que originaram séries como “O Rapto de Europa”, “Adão e Eva”, “Diana e Acteon”, “Salomé” ou “Ulisses e as Sereias”.

Segundo a organização, “os mitos sobrevivem ao tempo através do recontar de histórias, e Pomar, não pretendendo descartar-se do passado, parece apropriar-se dele para o apresentar em novas versões ou possibilidades pictóricas, potenciando a ambiguidade e o enigma inerente à figura, através do gesto e da abordagem abstrata.”

Nos anos 80, recriou os azulejos para o metro de Lisboa e as variações sobre Edgar Allan Poe e a "Mensagem", de Fernando Pessoa, intensificando a importância dos temas literários e as figuras da mitologia clássica.

Júlio Pomar foi um artista plástico e pintor modernista português, centrado na pintura, desenho e gravuras. A primeira exibição da sua obra foi realizada em 1978 pela Fundação Gulbenkian em vários pontos do país.

“Nas últimas décadas, a sua pintura fica habitada e pulverizada de figuras estranhas, por vezes bizarras: piratas, diabos, sereias, gorilas, touros, cabras e porcos, confluindo para um cruzamento e

“Nas últimas décadas, a sua pintura fica habitada e pulverizada de figuras estranhas, por vezes bizarras: piratas, diabos, sereias, gorilas, touros, cabras e porcos, confluindo para um cruzamento entre cultura erudita e popular, clássica e pop”, lemos em comunicado.

A exposição estará no atelier Museu Júlio Pomar até ao dia 2 de outubro.

Texto de Vanessa Lopes
Fotografia site Atelier Museu Júlio Pomar
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

30 Julho 2025

O crime de ser pobre

30 Julho 2025

21 de setembro é a nova data para candidaturas à Mostra Nacional Jovens Criadores

28 Julho 2025

A cultura deixou rasto em Guimarães, agora é tempo de descentralizar

25 Julho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

23 Julho 2025

Open call para trabalhos criativos: dia 30 de julho participa na sessão online de esclarecimento

23 Julho 2025

Às Escolas!

21 Julho 2025

Entre mares: A vivência brasileira para além do Atlântico

18 Julho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

17 Julho 2025

Bolsa Gerador GEOTA vai apoiar reportagem sobre guarda-rios, profissão que recuperou importância

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0