fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Festival Django Portugal traz ‘gypsy jazz’ a várias cidades do país

O gypsy jazz está de regresso nos meses de junho e julho. O Festival Django Portugal vai trazer nomes sonantes de jazz manouche e sinti em concertos a realizar em diversos pontos do país.

Dario Napoli Trio estarão dia 3 de junho na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa e no dia seguinte no Salão Brazil, em Coimbra. “Nascido na Sicília, o guitarrista Dario Napoli mistura a música de Django Reinhardt e a destreza técnica de Bireli Lagrene com o bebop e o jazz contemporâneo. O resultado é um som imprevisível e exuberante”, segundo a organização.

Dia 18 é a vez de Wawau Adler atuar na Fábrica Braço de Prata, às 21h30. Esta “lenda viva do Gypsy Jazz mundial é descrito como “um Sinti original, capaz de reproduzir a verdadeira essência da música de Django Reinhardt. Já tocou por todo o mundo e chega agora a Portugal para apresentar o seu último álbum “Happy Birthday Django””.  Este concerto é precedido por um workshop às 18h.

A 19 do mesmo mês será a vez da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, receber o concerto dos Hot Club International. O grupo de cinco amigos oriundos de países diferentes encontra-se para tocar Gypsy Jazz e a música de Django Reinhardt. Nuno Marinho (Portugal) lidera o quinteto com Frank Meester (Holanda), José Fernando Seifarth (Brasil), Marian Yanchyk (Ucrânia) e Mario Pousada (Espanha). “A banda interpreta o repertório tradicional de swing e faz arranjos de músicas tradicionais populares dos seus países, ao estilo Manouche”, lê-se na nota.

Robin Nolan atua na Fábrica Braço de Prata (Lisboa) a 1 de julho, seguindo para Coimbra no dia seguinte. Este é “um dos mais respeitados guitarristas de Gypsy Jazz desde Django Reinhardt”. É, reconhecidamente, um dos mais respeitados pedagogos do Jazz Manouche, e um músico de expressividade e fraseado singular”, asseguram os promotores.

De acordo com informação divulgada pela organização, o festival terá, além dos concertos, “workshops e jam sessions que celebram a música do guitarrista franco-belga Django Reinhardt, criador do gypsy jazz”.

A par com os grandes destaques de Lisboa e Coimbra, o Festival Django Portugal terá participações alargadas nas cidades de Cascais, Sesimbra, Carcavelos e Alenquer.  

O evento tem o apoio da Direção-Geral das Artes e da República Portuguesa. Mais informação sobre programação e bilhetes disponível aqui.


Fotografia de Jonathan Farber via Unsplash

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap