fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Gap Year Summit está de volta de 17 a 18 de abril

A Gap Year Portugal não baixou os braços, e este ano o Gap Year Summit…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Gap Year Portugal não baixou os braços, e este ano o Gap Year Summit acontece de 17 a 18 de abril, num formato online, que conta com 9 talks, 6 workshops, concertos e outras surpresas.

"Numa altura em que viver entre quatro paredes se tornou no novo dia-a-dia para a grande maioria da população, é importante não esquecer que o mundo continua a precisar de nós, e nós continuamos a precisar de muito mundo.", foi com este pensamento em mente que a Gap Year Portugal decidiu arrancar, mesmo em tempos de pandemia, com o Gap Year Summit 2021, um evento com o intuito de inspirar, esclarecer e apoiar quem continua a querer viajar, arriscar e conhecer o mundo.

Com o mote, "o ponto de partida", a Gap Year Portugal quer que este seja o momento inicial para dar o primeiro empurrão, por isso, este ano, o evento está dividido em pré, durante e pós gap year. Serão debatidos temas como a Saúde e Segurança em Viagem, com a médica e blogger Andreia Castro, uma das maiores preocupações atuais dos viajantes. A associação traz ainda um workshop sobre Sustentabilidade em Viagem e a participação de Raul Manarte, João Kopke, Ines Franco Alexandre, Chapa Dux, Travel B4Settle e outros nomes conhecidos do mundo das viagens. "Este ano não podemos estar fisicamente presentes, mas isso permitiu-nos adaptar o nosso maior evento de modo a conseguirmos chegar até à casa de todos os jovens portugueses, onde quer que estejam", afirma Joana Dâmaso, CEO da Gap Year Portugal.

Fotografia de Gap Year Portugal

Desde que a pandemia começou, o setor do turismo tem sido afetado e consequentemente, a Gap Year Portugal viu as suas receitas anuais diminuírem, pondo em causa a continuação de um projeto que quer tornar o gap year numa possibilidade para todos os jovens em Portugal. Contudo, a equipa tem procurado novas soluções para sobreviver, e criaram um crowdfunding, disponível até 4 de abril, "estamos a tentar angariar 10.000€, valor correspondente a cinco meses de salários para três pessoas. Porquê cinco meses? Para assegurarmos toda a nossa atividade até, pelo menos, ao final do ano letivo e para conseguirmos encontrar soluções que garantam um futuro sustentável financeiramente, a médio/longo prazo", conta Marta Grilo, responsável pela Comunicação da Gap Year Portugal, ao Gerador.

A associação de jovens, foi ainda mais longe e, mais uma vez, para envolver a comunidade, criou a iniciativa #MakeItRun, onde cada euro doado, corresponde a um quilómetro corrido pela equipa da Gap Year Portugal, "num momento em que estamos 'running out of time', achámos que não haveria melhor forma de apresentar a urgência do nosso apelo, do que correr. Porque é isso que estamos a fazer, estamos a correr com todas as nossas forças, com tudo o que as nossas pernas e pulmões permitem", conclui Marta Grilo.

Os bilhetes estão disponíveis na BOL e nos locais habituais: worten, fnac, lojas CTT.

As contribuições para o crowdfunding podem ser feitas através do DonorBox, por transferência para o NIB PT50 0191 0000 0270 4458 1011 3 ou ainda por MBway para o 913183995.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Pexels

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0