fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Há dez filmes independentes americanos para ver até domingo em Lisboa

De 7 a 12 de março, há dez filmes independentes americanos para ver no Cinema São Jorge, em Lisboa. A saúde mental, a violência urbana, as manipulações laboratoriais, a imigração clandestina, a orientação sexual são alguns dos temas abordados, revela ao Gerador o programador deste ciclo.

Texto de Isabel Patrício

Fotografia cortesia de Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Arranca esta terça-feira a segunda edição do Outsiders - Ciclo de Cinema Independente Americano. Até domingo, dia 12 de março, o Cinema São Jorge, em Lisboa, vai servir de palco, assim, a dez filmes de realizadores independentes, que nunca foram apresentados em Portugal e que contam com um “relevante percurso nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo”. “Ver um western como In a Valley of Violence, com Ethan Hawke e John Travolta, ou um neo-film noir como Gemini, com Lola Kirke e Zoë Kravitz, no ecrã gigante da sala Manoel de Oliveira, do São Jorge, são experiências raras hoje em dia”, destaca o programador Carlos Nogueira, em declarações ao Gerador.

A ideia de criar este ciclo de cinema, começa por explicar o referido responsável, surgiu no âmbito das comemorações dos 35 anos da  Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), mas a pandemia levou a uma mudança de planos, pelo que a primeira edição só aconteceu no final de 2021. “Apesar dos esforços de alguns festivais e de raras presenças nos canais tradicionais de distribuição, muitos dos cineastas surgidos no pós-milénio e grande parte destes filmes permaneciam inéditos no nosso país. Era um trabalho que precisava de ser feito”, sublinha Carlos Nogueira.

Já este mês decorre a segunda edição do Outsiders, que prossegue “o caminho trilhado pela primeira, apostando-se agora nas pontes que este cinema estabelece com o passado, nomeadamente na utilização dos códigos dos géneros do cinema clássico de Hollywood”, adianta o programador.

O ciclo arranca esta terça-feira, dia 7 de março, com o filme The Lovers (na fotografia no topo), realizado por Azazel Jacobs, e protagonizado por Debra Winger e Tracy Letts, que “interpretam um casal há muito tempo desapaixonado e ambos envolvidos em relações extra-matrimoniais”. 

Já no dia seguinte, será mostrado Upstream Color, de Shane Carruth, “uma misteriosa obra de ficção científica”, que foi premiada nos festivais de Sundance e Sitges e que integrou a selecção oficial de festivais como Berlim e Sundance London. Ainda na quarta-feira, mas mais tarde, será exibido Madeline's Madeline, de Josephine Decker, que reflete sobre “a relação entre a saúde mental e as artes performativas”.

Upstream Color, de Shane Carruth, é, na palavras da organização deste ciclo, “uma misteriosa obra de ficção científica”. Fotografia cortesia do ciclo Outsiders.

No dia 9, será a vez de Transpecos, um filme de gangsters do realizador Greg Kwedar, e de Depraved, de Larry Fessenden. E na sexta-feira, poderá ser visto Foxhole, de  Jack Fessenden, e In a Valley of Violence, realizado Ti West.

No sábado, será apresentado Krisha, um melodrama familiar de Trey Edward Shults, e Gemini, do realizador Aaron Katz. “A segunda edição do ciclo Outsiders termina no domingo, dia 12 de março, com Wild Nights with Emily, realizado por Madeleine Olnek, um filme biográfico muito pouco convencional sobre a escritora Emily Dickinson”, realça a organização.

Nesta edição, o Outsiders conta ainda com a presença do referido realizador Jack Fessenden, que vai estar em Lisboa para uma masterclass na Faculdade de Belas-Artes  e apresentar o seu filme Foxhole.

Jack Fessenden vai estar em Lisboa para uma masterclass na Faculdade de Belas-Artes. Fotografia cortesia do ciclo Outsiders.

“O ciclo Outsiders não dá apenas a ver bons filmes, permite preencher lacunas, revelar que muito do que se faz hoje em televisão não nasceu de geração espontânea, e mostrar caminhos menos conhecidos que o cinema americano tem explorado”, enfatiza Carlos Nogueira, que revela que a saúde mental, a violência urbana, as manipulações laboratoriais, a imigração clandestina, a orientação sexual são alguns dos temas abordados nos filmes selecionados este ano.

O programa completo pode ser consultado online. Os bilhetes, que custam 4,5 euros por sessão (ou quatro euros, no caso dos menores de 25 anos e maiores de 65 anos), podem ser adquiridos também por essa via. Este ciclo é uma coprodução entre a FLAD e o Cinema São Jorge.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

28 Novembro 2024

Reportagem do Gerador motiva alteração ao OE

27 Novembro 2024

“O trabalho está feito, e muito bem feito.” VALSA e CORAL coletivo vão fechar portas

20 Novembro 2024

Visita as antigas instalações da Manutenção Militar Norte, no Beato, a 23 e 24 de novembro

20 Novembro 2024

Trabalhas em cultura num território de baixa densidade? Isto pode ser para ti

18 Novembro 2024

Património sonoro de Aveiro é protagonista de novo disco

7 Novembro 2024

A 2.ª edição do ciclo Afro-Portugal está de volta a Coimbra para questionar identidades

6 Novembro 2024

500 paus pela melhor banda desenhada: concurso da Chili Com Carne está de volta

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Assessoria e Escrita de Comunicados de Imprensa

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

22 Julho 2024

A nuvem cinzenta dos crimes de ódio

Apesar do aumento das denúncias de crimes motivados por ódio, o número de acusações mantém-se baixo. A maioria dos casos são arquivados, mas a avaliação do contexto torna-se difícil face à dispersão de informação. A realidade dos crimes está envolta numa nuvem cinzenta. Nesta série escrutinamos o que está em causa no enquadramento jurídico dos crimes de ódio e quais os contextos que ajudam a explicar o aumento das queixas.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0