fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Já podes ler a Revista Gerador 27 com o tema “Há uma revolução no jazz em Portugal?”

A nova Revista Gerador chegou finalmente às bancas! Nesta edição, fomos investigar se “Há uma revolução…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A nova Revista Gerador chegou finalmente às bancas!

Nesta edição, fomos investigar se “Há uma revolução no jazz em Portugal?”. Através de uma grande reportagem de investigação jornalística, procurámos traçar a linha cronológica do jazz em Portugal. Para tal, viajámos pelo país e conhecemos músicos que nos falaram do ensino do jazz, de jam sessions, do que significa ser músico de jazz e, até, da presença (ou ausência) da mulher no jazz.

Ainda nesta revista, convidámos a Sofia Magalhães, ceramista/artista e fundadora do atelier Caulino, e o Bernardo Moreira, mais conhecido como Binau, um dos pioneiros do jazz em Portugal, a nos revelarem os livros, filmes, músicas, artistas e obras visuais que mais os marcaram.

Falámos também com a Vanessa Ribeiro, uma "caçadora de histórias" portuguesa que está a dar que falar lá fora: foi distinguida no Hollywood Women's Film Institute e recebeu uma menção honrosa da UNESCO. Vanessa já viveu no Brasil e na Jordânia e trabalha como jornalista, realizadora de cinema documental e escritora.

Por último, investigámos a febre dos discos de vinil, um formato cada vez mais de nicho mas que parece resistir à passagem do tempo. Fomos a lojas de vinil e falámos com colecionadores e novos utilizadores para procurar entender a magia deste objeto.

Para leres estes conteúdos e muitos outros, agarra a tua Revista Gerador na nossa loja online, no quiosque mais perto de ti ou na Central Gerador, o espaço do Gerador no Lumiar.

Deixamos aqui um gostinho do que podes encontrar nas nossas páginas:

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

28 Novembro 2024

Reportagem do Gerador motiva alteração ao OE

27 Novembro 2024

“O trabalho está feito, e muito bem feito.” VALSA e CORAL coletivo vão fechar portas

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0