A Festa do Jazz decorre nos dias 1 e 2 de junho no Capitólio, em Lisboa. A ode ao jazz é feita através de concertos, “showcases” e um concurso de escolas. 

São as escolas que iniciam o festival, com o Encontro Nacional que junta a JB Jazz, a Escola de Jazz Luís Villas-Boas, o Curso de Jazz da Bemposta/ Portimão e a Jahas Rockschool do Porto, às quais se seguem mostras da Universidade Lusíada de Lisboa e Universidade de Évora. Depois do encontro entre escolas o palco é dado a Diogo Alexandre Trio, com João Almeida no trompete e André Rosinha no contrabaixo. 

Ainda no dia 1 são apresentados os Prémios RTP / Festa do Jazz atuam os Old Mountain com George Dumitri e Demian Cabaud, e ainda o quarteto que junta Manuel Linhares (voz), Paulo Barros (piano), José Carlos Barbosa (contrabaixo) e Filipe Monteiro (bateria). 

Isabel Rato Quinteto atua no dia 2 de junho 

O 2º e último dia da festa começa com uma assembleia geral da Rede Portuguesa de Jazz - Portugal Jazz, seguida de uma atuação da GeraJazz e apresentações da Art’J da Jobra, da Escola de Jazz do Barreiro, do Conservatório de Música de Coimbra, da Escola Superior de Música de Lisboa e do ESAME Ensemble. 

Os concertos do segundo dia começam com Luís Vicente Trio, com o trompetista ao lado de Hugo Antunes no contrabaixo e Pedro Melo Alves na bateria. Ao trio segue-se o Isabel Rato Quinteto com a pianista, João David Almeida (voz), João Capinha (saxofones alto, soprano e tenor), João Custódio (contrabaixo) e Alexandre Alves (bateria) e dois convidados: a cantora Elisa Rodrigues e o acordeonista João Barradas.  

O Ensemble Festa do Jazz — com João Almeida, João Mortágua, Tomás Marques, José Pedro Coelho, Gabriel Pinto, Demian Cabaud e Pedro Melo Alves — antecede a entrega de prémios escolares e a jam-session.

Sabe mais sobre a programação deste evento e encontra os bilhetes, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Dolo Iglesias disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.