fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

João Fiadeiro doa Arquivo Atelier|RE.AL a Serralves

A Fundação de Serralves e o coreógrafo, performer e investigador João Fiadeiro assinaram ontem, dia…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Fundação de Serralves e o coreógrafo, performer e investigador João Fiadeiro assinaram ontem, dia 30 de junho, um contrato de doação do Arquivo Atelier|RE.AL, que conta com aproximadamente quatro mil títulos, entre textos, vídeos, áudios, imagens, artefactos, entrevistas, artigos de jornal e críticas.

A doação à Fundação de Serralves do espólio até então pertencente a João Fiadeiro, um nome referencial da dança portuguesa e europeia, permitirá ao Museu de Serralves, através do Serviço de Artes Performativas, "ampliar as possibilidades de pesquisa, de divulgação e apresentação de um dos mais importantes exemplares de arquivos de dança internacionais", avança a organização, em comunicado de imprensa.

O museu, "pioneiro na transdisciplinaridade, no constante cruzamento entre as artes visuais e as artes performativas", pretende assim reafirmar o seu papel enquanto plataforma central das artes performativas no contexto internacional e também como lugar de memória e de produção de conhecimento.

"O Arquivo RE.AL será um importante pilar e fonte de conhecimento para a reconstituição de uma história das artes performativas, área a que a Fundação de Serralves está ligada desde a sua inauguração", pode ler-se. "Através da organização de exposições temporárias e itinerantes, a apresentar junto de teatros e centros coreográficos em Portugal e no estrangeiro, este importante arquivo de grande valor artístico e científico, representativo da memória coletiva de um país e da sua cultura performativa, irá adquirir uma nova vida, permitindo renovadas leituras dos seus documentos."

O espólio, agora doado a Serralves, permite conhecer e investigar em profundidade um ciclo ininterrupto de atividade e programação de 29 anos, fundamental para a dança, em que se destacam documentos relativos às criações de João Fiadeiro (1990-2019), às criações dos artistas associados do Atelier|RE.AL –  Cláudia Dias, Tiago Guedes e Gustavo Sumpta (2001-2009) –  e à programação de projetos de cariz laboratorial e experimental, desenvolvida pela REAL, ao longo dos últimos 30 anos, reforçando desta forma o acervo de arte contemporânea de Serralves.

Fundado por João Fiadeiro, em 1990, no início de uma década fundamental para a dança portuguesa, o ATELIER RE.AL apresentou-se, ao longo de três décadas, com regularidade um pouco por toda Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e América do Sul, acompanhado e apresentando artistas emergentes, acolhendo residências de artistas e promovendo eventos transdisciplinares.

"A doação do Arquivo Atelier|RE.AL à Fundação de Serralves, que agora se concretiza, é reveladora do atual potencial de fixação em Serralves de novos espólios artísticos de impacto internacional e do investimento que a fundação faz, no sentido de reforçar a sua coleção, através de novas aquisições e do acolhimento de novos importantes acervos de arte e espólios artísticos, por doações e depósitos", lê-se também.

A Fundação de Serralves é já detentora de uma coleção de arte de grande relevância internacional, que integra obras de sua propriedade e obras em depósito de longa duração, provenientes de várias coleções públicas e privadas. A instituição possuiu também uma das mais importantes coleções de livros e edições de artista da Europa e detém outros relevantes acervos e arquivos na área das artes plásticas, do cinema e da arquitetura.


Se queres ler mais sobre o interior de Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0