fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Jornal de Letras a celebrar 40 anos

O Jornal de Letras, Artes e Ideias (JL) está a celebrar quarenta anos e, de…

Texto de Rita Dias

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Jornal de Letras, Artes e Ideias (JL) está a celebrar quarenta anos e, de acordo com o seu diretor José Carlos Vasconcelos, construiu um “acervo único na cultura portuguesa”.

“Nas suas páginas estão coisas fundamentais da cultura e a grande maioria dos grandes nomes da literatura, da arte e do pensamento e, em matéria de literatura, dos outros países lusófonos”, afirmou José Carlos Vasconcelos em declarações à agência Lusa. Salientou também “a credibilidade e a durabilidade” do jornal quinzenário que se publicou pela primeira vez em março de 1981, que durante oito anos também foi um semanário.

Na origem do jornal, esteve “a defesa e o combate pela criação de uma comunidade de povos de língua portuguesa”, que hoje está presente “nas mais variadas partes do mundo, sendo presença assídua nos leitorados de português” e outros centros culturais de português, explicou o diretor do JL.

O JL surgiu, recordou José Carlos Vasconcelos, no âmbito de um projeto “jornalístico, cívico e cultural”, do qual fez parte o semanário O Jornal, criado por um grupo de jornalistas. O Jornal saiu das bancas em 1992, depois de dezassete anos de existência, tendo nele colaborado nomes como Manuel Beça Múrias, Miguel Esteves Cardoso ou Francisco Sarsfield Cabral, José Silva Pinto, o próprio José Carlos Vasconcelos, Fernando Assis Pacheco e também Joaquim Letria, o seu primeiro diretor. “Neste contexto, era possível um projeto como o JL e que toda a gente dizia que seria inviável e que ia durar seis meses”, lembrou.

Atualmente, quarenta anos passados, “é único no universo da língua portuguesa”. E é um jornal “que só foi possível depois do 25 de Abril”, disse Vasconcelos, enfatizando que “contribuiu para um espírito de tolerância, de diálogo [e] de sentido crítico, que é inerente ao próprio conceito de cultura”. “Uma pessoa culta é mais esclarecida e deve respeitar a opinião dos outros”, referiu.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reitera esta posição num artigo que escreveu para o Jornal de Letras, Artes e Ideias. “Os 40 anos do JL, Jornal de Letras, Artes e Ideias, e o percurso do seu diretor, José Carlos de Vasconcelos, são, ao fim e ao cabo, uma como que autobiografia da Democracia Portuguesa. Dizer isto é dizer que a Democracia existe em Portugal, como projeto que se quer pleno – no plano dos direitos pessoais, políticos, económicos, sociais e culturais – apenas há cerca de 40 anos”, escreveu.

No entanto, os “recursos são poucos, apesar de algumas entidades saberem o que ele representa”. O JL tem protocolos com entidades estatais, "que não significam subsídios" e “representaram, aliás, poupanças para o erário público”, disse José Carlos Vasconcelos, citando a agenda cultural, da esfera do Ministério da Cultura. O Jornal de Letras enfrenta, ainda, problemas na área da publicidade, aos quais não são alheias as concentrações de editoras em grandes grupos.

O JL “é hoje uma presença do português no mundo”, tendo “sido o seu papel destacado por seis presidentes da República de Portugal e do Brasil, de diferentes quadrantes [políticos]”. Como afirmou o escritor Jorge Amado (1912-2001), “o JL é um milagre”.

Para assinalar a data, o Jornal de Letras, Artes e Ideias publicou um artigo com as quarenta capas do jornal (JL 40 anos 40 capas), uma crónica que relevará, ao longo das próximas edições, quarenta personagens da ficção portuguesa (40 anos, 40 personagens) e um artigo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que escreve sobre a entrada do JL na entrada do 40º ano de publicação (JL, 40 anos: A autobiografia da democracia portuguesa).

Texto de Rita Dias
Logotipo do Jornal de Letras

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0