fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Liberdade de imprensa: participa no webinar dedicado às conquistas e desafios da lei europeia

Neste webinar do projeto Come Together, que acontece no dia 20 de fevereiro com a investigadora Iva Nenadić, serão abordados os pontos chave da Lei Europeia sobre a Liberdade dos Meios de Comunicação Social (EMFA) e discutidos os desafios à sua implementação equitativa em todos os países da União Europeia.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O projeto Come Together, do qual o Gerador é um dos parceiros, junta órgãos de comunicação social de seis países europeus, com o objetivo de partilharem, entre si, conhecimentos e boas práticas na gestão e disseminação dos seus trabalhos. Como resultado desta partilha, o projeto promove um programa educacional focado na comunidade jornalística europeia.

Neste webinar gratuito, em inglês, que acontece no dia 20 de fevereiro às 10h00, será abordada a lei europeia sobre a liberdade dos Meios de Comunicação Social. 

Regista-te para participar aqui

Durante uma década, o Media Pluralism Monitor (MPM) tem sido implementado em todos os Estados-Membros da União Europeia (UE) e países candidatos, para mapear e monitorizar a evolução dos riscos para a liberdade e pluralismo dos meios de comunicação social, no que diz respeito aos direitos e proteções fundamentais, independência política e inclusão. 

Nos últimos anos, tem sido evidente que as condições para os meios de comunicação social e para o jornalismo pioraram ao longo do tempo em toda a Europa, sendo particularmente problemático quando os governantes, designados para proporcionar e proteger um ambiente propício ao jornalismo, criam condições que tornam o trabalho mais difícil ou mesmo perigoso para os jornalistas. 

A Lei Europeia sobre a Liberdade dos Meios de Comunicação Social (EMFA) surge, neste contexto, como uma conquista inovadora, já que tradicionalmente as políticas dedicadas à comunicação social têm sido uma questão de política nacional e não da UE. Neste webinar serão abordados os pontos chave desta lei e discutidos os desafios à sua implementação equitativa em todos os países da União Europeia. 

Iva Nenadić (Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Zagreb e Instituto Universitário Europeu) é doutorada em Ciências da Comunicação. No Centre for Media Pluralism and Media Freedom (CMPF) coordena e supervisiona a implementação do Monitor do Pluralismo nos Meios de Comunicação Social na área da Independência Política. Faz parte do European Digital Media Observatory, onde realiza pesquisas e análises de políticas destinadas a responder aos desafios da desinformação. 

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

3 Janeiro 2025

Fica a conhecer Clarisse Silva, vencedora de Arte Têxtil na MNJC23

31 Dezembro 2024

Descobre as reportagens vencedoras da última edição da bolsa que apoia jovens jornalistas

30 Dezembro 2024

Maria João Valente Rosa e Tiago Sigorelho: percepções, opiniões vs factos e o papel da demografia

27 Dezembro 2024

Fica a conhecer Diogo Monteiro, vencedor de Humor na MNJC23

23 Dezembro 2024

O futuro não tem um manual, mas nós temos as ferramentas. Inscrições abertas

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

22 Julho 2024

A nuvem cinzenta dos crimes de ódio

Apesar do aumento das denúncias de crimes motivados por ódio, o número de acusações mantém-se baixo. A maioria dos casos são arquivados, mas a avaliação do contexto torna-se difícil face à dispersão de informação. A realidade dos crimes está envolta numa nuvem cinzenta. Nesta série escrutinamos o que está em causa no enquadramento jurídico dos crimes de ódio e quais os contextos que ajudam a explicar o aumento das queixas.

EN PT
A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0