De dias 9 a 30 deste mês, Lisboa acolhe o The New Art Fest, uma iniciativa dedicada à arte digital e new media que reúne artistas e curadores de todo o mundo na capital portuguesa. O Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Picadeiro), a sede da Ordem dos Arquitectos e a Sociedade Nacional de Belas Artes são alguns dos locais que vão albergar este evento.
O The New Art Fest vai já na sua 3ª edição e o tema escolhido este ano é “America Online/Net Generation”. Com um enfoque na arte digital de todo o continente americano, o público é, consequentemente, convidado a refletir sobre o contexto da desmaterialização das artes e os desafios associados às obras de arte que refletem as transformações contemporâneas da tecnologia e da ciência.
A direção artística está a cargo de António Cerveira Pinto e, entre os curadores convidados para o evento, que oferece exposições, conferências, performances e workshops, estão nomes como Brian Mackern, Gustavo Romano e Nilo Casares.
A pensar no público mais jovem, é ainda apresentado o projeto “NitroPortugal”, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e da Cultivamos Cultura, no qual a arte se junta à tecnologia para explicar aos mais pequenos os impactos provocados pelo excesso de azoto no ambiente.
Tendo ambos chegado a Lisboa no ano de 2016, o The New Art Fest e a Web Summit estabelecem desde então uma relação profícua para ambos, no que toca ao alinhamento temático do encontro da arte com a tecnologia. O The New Art Fest 2018 vai, assim, marcar presença também na Web Summit, com iLand in Sickness in Health (2018), de Regina Frank.
Texto de Carolina Gaspar