fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Luís Monteiro apresenta novo livro sobre o papel dos museus na resposta à crise dos refugiados

O museu, enquanto instituição cultural, pode servir o propósito de inclusão social? No dia 9…

Texto de Mafalda Lalanda

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O museu, enquanto instituição cultural, pode servir o propósito de inclusão social? No dia 9 de março, sexta-feira, Luís Monteiro traz esta e outras questões para o lançamento do seu livro. A sessão decorre a partir das 18h30, na Liquidâmbar, em Coimbra.

"O Museu em tempos de crises. O papel dos museus na resposta à crise dos refugiados na União Europeia do século XXI" é o resultado do trabalho de investigação de Luís Monteiro que, através da sua análise, sugere dois momentos distintos. Se, por um lado, há uma "visão histórica sobre a função social dos museus e, em especial, sobre a importância que os serviços educativos possuem na tarefa de aproximar o museu das comunidades onde está inserido”; por outro também se expõe "uma análise comparativa entre um enquadramento jurídico português do direito de asilo e um conjunto de considerações à luz do Direito da União Europeia, adotando-se uma perspetiva crítica sobre a efetivação desses direitos”. No fundo, uma obra que procura aproximar-se de respostas à atual crise humanitária dos refugiados que frequentemente chegam à Europa através dos museus e dos respetivos serviços educativos.

Além da presença do autor, a sessão de lançamento conta com o editor Rui Alexandre Grácio e o investigador Bruno Sena Martins. Espera-se um momento de apresentação do livro, com uma conversa entorno das temáticas inerentes ao título em questão. A obra pode ser adquirida no local, mas também já se encontra disponível online. No dia 14 de março, sábado, há ainda outra sessão de lançamento na Flâneur, no Porto.

Luís Valentim Pereira Monteiro é ainda deputado do Bloco de Esquerda. O seu percurso formativo passou sobretudo pela cidade do Porto, onde começou por estudar Design de Produto na Escola Artística Soares dos Reis. Mais tarde, realizou uma licenciatura em Arqueologia e, de seguida, em Museologia. Em 2005, tornou-se o mais jovem deputado no Parlamento ao ser eleito para as listas do Bloco de Esquerda para o círculo eleitoral do Porto. Em 2019, voltou a ser novamente eleito, dedicando o seu trabalho às áreas do Ensino Superior e da Ciência.

 

Texto de Mafalda Lalanda
Imagem (da capa) via Grácio Editor

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

19 Setembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

18 Setembro 2025

Dar uma volta com Sara Barros Leitão

18 Setembro 2025

Lisboa faz-te feliz?, o projeto jornalístico que vai ouvir jovens de Lisboa

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

Quando a polícia bate à porta

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

16 Setembro 2025

Últimos dias para te candidatares à Mostra Nacional Jovens Criadores

15 Setembro 2025

OASis Lisboa: celebra a poesia e a diversidade da língua portuguesa com Maria Caetano Vilalobos

15 Setembro 2025

Chisoka Simões: “Há que sair desse medo do lusotropicalismo”

12 Setembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0