fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Maria João Pires cria diálogos ao piano, em Belgais

Nos dias 23 e 24 de novembro, Maria João Pires convida Daniele Rinaldo e Petr…

Texto de Rita Dias

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Nos dias 23 e 24 de novembro, Maria João Pires convida Daniele Rinaldo e Petr Limonov para os concertos Diálogos Pt I e, nos dias 14 e 15 de dezembro, a pianista portuguesa convida Júlio Resende para os concertos Diálogos Pt II, no Belgais Center for Arts, em Castelo Branco.

“A música pode ser um diálogo entre músicos, como na música de câmara, bem como entre compositores, seja um diálogo de humor, em intervalos ou em tonalidades. Um diálogo entre um compositor e o passado, ou ele próprio olhando para mundos que ainda não foram descobertos. Pode ser também um diálogo entre um compositor e ele próprio, olhando para dentro ‘com a mais profunda sensibilidade’.” É desta forma que os diálogos musicais são apresentados na página de facebook do Belgais Center for Arts, o espaço fundado pela pianista Maria João Pires em 1999.

Nestes quatro dias de concertos, Maria João Pires escolhe pianistas que se destacam nos seus países e além fronteiras. O pianista italiano Daniele Rinaldo já se apresentou como solista em grandes locais e festivais de todo o mundo, costumando apresentar-se em Itália, na Alemanha, na Escócia, em Espanha, no Japão, em Hong Kong, na China e na América do Sul. Pode ler-se na biografia do músico que foi aclamado como “um pianista de extraordinário talento dramático” pelo The New York Times, “um dos maiores talentos italianos da sua geração” pelo The Voice e “um artista memorável ... de maturidade e fantasia notáveis” pelo El País.

O pianista e maestro russo-britânico Petr Limonov estudou em Moscovo, em Paris e em Londres, e, depois de ganhar o primeiro prémio no Concurso Internacional de Piano Nikolai Rubinstein em Paris, começou a fazer concertos por toda a Europa e pela Rússia. Atualmente, tem atuado com frequência no cenário britânico e europeu, tendo feito colaborações com Nicola Benedetti, Laura van der Heijden, Jennifer Pike, Leonard Elschenbroich, Alexei Grynyuk, Van Kujik Quartet e Liana Isakadze. O álbum "1948", gravado com Laura van der Heijden, recebeu o prémio Edison Klassiek, em 2018.

O músico, pianista e compositor português Júlio Resende, tal como se pode ler na sua biografia, “é um dos mais internacionais músicos portugueses e conta já com sete álbuns editados, num percurso que se inicia no Jazz, passa pelo Fado e pela Palavra, e chega recentemente ao pop-rock, numa procura contínua do lugar perfeito que nunca existe e que só assim lhe permite explorar mais e mais, conseguindo que essa insatisfação e irreverência permitam a quem o ouve, o contacto com novas descobertas.”

Maria João Pires é uma aclamada pianista portuguesa que, desde a sua primeira apresentação pública aos quatro anos, tem trazido a arte e a música para o centro da sua reflexão e forma de estar na vida. O Belgais Center for Arts, um dos seus projetos artísticos que aproxima a arte, a comunidade e a educação, oferece workshops interdisciplinares para músicos profissionais e para amantes da música, bem como ciclos de concertos mensais como estes que aqui noticiamos. No entanto, a pianista não o faz apenas em Portugal; em 2012, iniciou na Bélgica um projeto que cria e desenvolve coros para crianças de contextos desfavorecidos.

Belgais Center for Arts é uma história, um estado de espírito, um laboratório e um futuro. Uma definição que convida a ir a este Centro virado para as artes e que está na base dos diálogos musicais que se ouvirão em Belgais, na intimidade de cento e vinte pessoas por concerto.

Para mais informações para aquisição de bilhetes, por favor consulta o site.

Texto de Rita Dias
Fotografia via facebook de Belgais Center of Arts

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0