fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Maria João Valente Rosa e Tiago Sigorelho: percepções, opiniões vs factos e o papel da demografia

O rigor científico e a paixão pelo jornalismo unem-se no podcast do Gerador e da Ciência Viva, Diálogos Convergentes.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Neste episódio de Diálogos Convergentes, Tiago Sigorelho, diretor editorial do Gerador, senta-se com Maria João Valente Rosa, socióloga e professora universitária, especialista em demografia.

Ao longo da conversa, falam de literacia (ou falta dela) em dados estatísticos, jornalismo e construção de perceções, a demografia do país e, até, de soluções para um melhor equilíbrio entre as diferentes fases da vida.

Ouve aqui:

Maria João Valente Rosa nasceu em Lisboa em 1961. É doutorada em Sociologia (especialidade Demografia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é professora. É autora e coautora de vários artigos e livros sobre a sociedade portuguesa contemporânea, designadamente sobre envelhecimento demográfico. Tem participado em inúmeros congressos nacionais e internacionais e sido responsável pela coordenação científica de conferências ou de outras iniciativas na área da Demografia. Exerceu vários cargos públicos, nos Ministérios da Educação e da Ciência, e dirigiu o projeto Pordata de 2009 a 2019. Integra o Conselho Superior de Estatística (CSE), é vice-presidente do Comité Consultivo Europeu de Estatística (ESAC) e é investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI).

Diálogos Convergentes é o podcast do Gerador e da Ciência Viva onde o rigor científico e a paixão pelo jornalismo se unem. A cada episódio um cientista e um jornalista juntam-se à conversa para refletir sobre as fronteiras do conhecimento humano e entender melhor o mundo em que vivemos.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

30 Maio 2025

Dread Scott, Jota Mombaça e Lovelyn Nwadeyi orientam sessões para uma prática cultural mais justa. Inscreve-te aqui

29 Maio 2025

Últimos dias para te candidatares ao programa de Residências Artísticas OASis Lisboa

26 Maio 2025

Escreve uma reportagem sobre recursos hídricos com apoio desta bolsa para jornalistas

21 Maio 2025

Os Gonzaga

19 Maio 2025

“Resistência artística ontem e hoje”: uma conversa que junta Leonor Rosas, João Costa e Gerd Hammer

14 Maio 2025

Rosa-pássaro, o bailarino

13 Maio 2025

Vives, trabalhas ou estudas no concelho de Lisboa? Queremos ouvir o que pensas sobre a cidade

7 Maio 2025

O Livro Incompleto  

6 Maio 2025

Vem ao lançamento da Revista Gerador 45, uma edição sobre os 15 anos da legalização do casamento igualitário

30 Abril 2025

Espera Eterna

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0