Neste episódio de Diálogos Convergentes, Tiago Sigorelho, diretor editorial do Gerador, senta-se com Maria João Valente Rosa, socióloga e professora universitária, especialista em demografia.
Ao longo da conversa, falam de literacia (ou falta dela) em dados estatísticos, jornalismo e construção de perceções, a demografia do país e, até, de soluções para um melhor equilíbrio entre as diferentes fases da vida.
Ouve aqui:
Maria João Valente Rosa nasceu em Lisboa em 1961. É doutorada em Sociologia (especialidade Demografia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é professora. É autora e coautora de vários artigos e livros sobre a sociedade portuguesa contemporânea, designadamente sobre envelhecimento demográfico. Tem participado em inúmeros congressos nacionais e internacionais e sido responsável pela coordenação científica de conferências ou de outras iniciativas na área da Demografia. Exerceu vários cargos públicos, nos Ministérios da Educação e da Ciência, e dirigiu o projeto Pordata de 2009 a 2019. Integra o Conselho Superior de Estatística (CSE), é vice-presidente do Comité Consultivo Europeu de Estatística (ESAC) e é investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI).
Diálogos Convergentes é o podcast do Gerador e da Ciência Viva onde o rigor científico e a paixão pelo jornalismo se unem. A cada episódio um cientista e um jornalista juntam-se à conversa para refletir sobre as fronteiras do conhecimento humano e entender melhor o mundo em que vivemos.