fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

Evento é organizado por vários órgãos de comunicação não-tradicionais em parceria com o Goethe-Institute Portugal.

Texto de Sofia Craveiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A convenção MediaCon 2025 - Encontros de Jornalismo, que terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, em Lisboa, tem candidaturas abertas para a sessão Pecha Kucha. A iniciativa convida jornalistas, estudantes, investigadores, designers, programadores e empreendedores a apresentarem projetos inovadores que se proponham a repensar o jornalismo contemporâneo, seja através de novas formas de contar histórias, de alcançar o público ou de sustentar o trabalho jornalístico.

A sessão Pecha Kucha, conhecida pelo seu formato dinâmico de 20 slides com 20 segundos cada, será dedicada à apresentação de ideias e projetos que explorem caminhos alternativos para o jornalismo. As propostas podem estar em diferentes fases de desenvolvimento, desde protótipos a iniciativas já em curso, e devem ser enviadas até 25 de agosto de 2025 para o e-mail co*****************@***il.com. A candidatura deve incluir uma breve descrição do projeto, o seu estado de desenvolvimento, uma nota biográfica e, opcionalmente, links ou imagens ilustrativas.

Esta chamada pretende dar visibilidade a projetos que desafiem o status quo e contribuam para um jornalismo mais diverso, inclusivo, sustentável e tecnologicamente criativo.

A MediaCon é organizada pelo Gerador e pelos projetos 7Margens, Comunidade Cultura e Arte, Divergente, #LPP - Lisboa Para Pessoas, MedioTejo, Mensagem de Lisboa, Projeto Inocência, RIA, Rimas e Batidas e Shifter em parceria com o Goethe-Institut. É apoiada pela Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, Europa Criativa e Fundação Friedrich Ebert.

Esta convenção anual afirma-se como um espaço de reflexão crítica, experimentação e encontro entre profissionais, estudantes e o público interessado no futuro da informação. Durante dois dias, Lisboa será palco de conversas abertas, oficinas práticas, apresentações criativas e momentos de partilha que procuram responder à pergunta central: “Que jornalismo queremos?”. A edição de 2025 promete aprofundar temas como a desinformação, a precariedade na profissão, o papel da fotografia, o jornalismo regional e os desafios éticos e tecnológicos que moldam o presente e o futuro da área. O programa pode ser consultado aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

31 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

29 Outubro 2025

Catarina e a beleza de criar desconforto

27 Outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

24 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

22 Outubro 2025

O que tem a imigração de tão extraordinário?

17 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Proximidade e política

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

10 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0