fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mescla com DJ Tempura

Tempura, The Purple Boy é Bernardo D’Addario, músico, produtor e compositor luso-brasileiro. Aos 12 anos…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempura, The Purple Boy é Bernardo D’Addario, músico, produtor e compositor luso-brasileiro. Aos 12 anos começou a aprender viola, e aos 16 optou pelo baixo eléctrico, instrumento que desde então o tem acompanhado pelo mundo fora. Já participou em inúmeros projectos dentro e fora do país (viveu em Londres e Roterdão), e hoje as suas linhas de baixo fazem parte de inúmeros temas de artistas portugueses, nomeadamente Lhast, Dillaz, Profjam, Valas, Wet Bed Gang e Richie Campbell.

Atualmente é director musical da 75LIVE, projecto/banda que acompanha o rapper português Dillaz ao vivo. Quando veste a pele de Tempura, o músico torna-se DJ, e lidera a pista de dança com a sua selecção eclética e variada de ondas sonoras conscientes, trazendo consigo a veia electrónica de Berlim mesclada com os ritmos do mundo, da sua terra brasileira até ao Médio Oriente.

Este ano foi lançada a sua primeira produção pela Ohxalá Records do Porto, e até ao final de 2019 esperam-se mais dois trabalhos de originais pelos novos Estúdios Camaleão onde participa como co-fundador e artista residente. No passado dia 25 de novembro, o DJ Tempura esteve na Central Gerador com um dj set repleto de diversas sonoridades.

Fica com a sua seleção de 10 músicas de autores portugueses, aqui:

Dillaz & Spliff, Paga Pra Ver
‘’Não é para fazer publicidade gratuita, mas esta é uma das minhas músicas favoritas do André (Dillaz), e claro sem falar do beat fortíssimo do Rui (Spliff). O flow das letras, o conteúdo lírico, ele aqui conta muita coisa de uma maneira sempre inteligente, e traz o peso da rua com ele.’’
Sam The Kid, Eternamente Hoje

‘’Podia escolher várias músicas do Sam, e acredito até certo ponto que ele é provavelmente o rapper/produtor português mais importante da nossa geração, mas do catálogo todo dele esta música é a que mais me toca. Este beat tem algo profundamente espiritual.’’

Cool Hipnoise, Groove Junkies

‘’Os Cool Hipnoise foram uma banda que mexeu muito comigo quando era mais novo. Tive a oportunidade de conhecer e estudar com o baixista Francisco Rebelo quando andava na Restart, ele tem um groove espectacular. Esta é provavelmente a minha favorita deles. Traz aquela onda do Acid Jazz que eu adoro.’’

Pedro Abrunhosa & Os Bandemónio, É Preciso Ter Calma

‘’O que dizer? A era de ouro do Abrunhosa.  Este álbum merece ser preservado nos arquivos nacionais!’’

dB + PZ, Cara de Chewbacca

‘’O Porto e arredores tem uma veia musical muito forte. Temo dizer que, às vezes, até mais ainda do que Lisboa. O PZ é um belo exemplo disso em vários aspetos. Juntamente com o dB fizeram este som mega original. Gostava, um dia, de trabalhar com eles.’’

Zeca Afonso, Senhor Arcanjo

‘’O álbum Cantigas de Maio é mesmo de outro mundo, cheio de imperfeições e detalhes que fazem dele único. Podia escolher várias músicas daí, mas esta é uma das minhas favoritas. Um dia gostava de editar um som do Zeca e dar-lhe uma roupagem mais moderna.’’

Carlos Paredes, Balada de Coimbra

‘’Tinha um álbum do Carlos que ouvia incansavelmente quando morava fora, e que sempre me transportava de volta para Portugal."

Sabre, Condor Sense

‘’Conheci o Bruno em Roterdão há uns anos quando ele veio tocar a uma festa que eu organizei. O pessoal ficou todo impressionado com ele a passar som só com o laptop e o mousepad. Desde então, acompanho o trabalho dele. Esta faixa é mesmo muito boa.’’

Pedro Martins, Kerala (Birdzzie Remix) OUVE AQUI 

‘’Esta é uma das faixas que mais passo nos meus DJ sets. O Pedro é um produtor português residente em Amesterdão, e o Birdzzie é como eu, luso-brasileiro, e também um talento enorme na cena da slow EDM . Uma junção de forças musicais mesmo potente que dá resultado a esta faixa incrível.’’

Ohxalá, Yawanawa OUVE AQUI

‘’Tinha que pôr aqui uma faixa dos Ohxalá, porque eles, na minha opinião, estão no topo da slow music em Portugal. Eles vão buscar a influência do Brasil na sua escolha percussiva, e mesclam a vibe da pista de dança numa junção explosiva. Também foi pela label deles que lancei a minha primeira faixa, e só lhes tenho a agradecer por me darem essa oportunidade."

Fotografia de Indias Fernandes

Se queres ouvir mais Mesclas da Semana, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

22 Abril 2024

Mescla com Carlos Cavallini

15 Abril 2024

Mescla com Inês Monstro

8 Abril 2024

Mescla com MALLINA

1 Abril 2024

Mescla com Adriano Jordão

25 Março 2024

Mescla com Amaura

18 Março 2024

Mescla com Amantes do Tejo

11 Março 2024

Mescla com Expresso Transatlântico

4 Março 2024

Mescla com Basalto

26 Fevereiro 2024

Mescla com Micro Audio Waves

19 Fevereiro 2024

Mescla com André Júlio Turquesa

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0