fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mescla com Zé Menos

Zé Menos é um músico renascido no seu novo álbum o chão do parque. Anteriormente…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Zé Menos é um músico renascido no seu novo álbum o chão do parque. Anteriormente conhecido como Kap, neste registo Zé liberta-se e experimenta uma paleta outonal em que canta e declama a sua identidade, questionando o processo de maturação humana, enquanto observa a queda das folhas da árvore caduca que habita no seu parque. Num trabalho inteiramente criado por si, desde a escrita à produção, a poesia de Zé Menos é acompanhada por instrumentais que se sentem vivos através duma sequenciação cuidada e dum sampling criterioso.

Fica com a sua seleção de 10 músicas, aqui:

José Mário Branco, "Inquietação"

"Penso várias vezes no quão imortal é este poema. É sobre o que nos move. Vou cantá-la para sempre."

Sérgio Godinho, "A Noite Passada"

"Desencontros com um travo nostálgico, um compromisso bonito entre angústia e paz. Poema enigmático, visual. Há noites em que toca em loop."

Sérgio Godinho - Amigos do Gaspar, "Canção dos Abraços"

"É a primeira música que me lembro de ouvir. A minha primeira memória musical é ouvir esta música (a cassete toda) em viagens de carro. Isso e a minha mãe cantar-me para adormecer."

José Afonso, "Coro da Primavera"

"Difícil escolher uma música do Zeca. Este disco (Cantigas do Maio) é um marco. Acho genuinamente que não se é dado o crédito musical devido à obra do Zeca. A quantidade de músicas completamente únicas, o vibrato especial da voz dele, a estética muitas vezes a roçar o experimental e acima de tudo as melodias sem igual."

Manel Cruz, "Ainda Não Acabei"

"Não sei se o Manel o disse numa entrevista, mas esta música partilha algo com 'A Mulher do Fim do Mundo' da Elza Soares, em que ela canta repetidamente 'eu vou cantar até ao fim, deixem-me cantar até ao fim'. Acho que é acima de tudo a ideia de que tem de ser, é inevitável para eles. O Manel é um artista especial e que se limita por aquilo que lhe vai apetecendo que o limite."

Carlos Paredes, "Divertimento"

"Mergulhei na obra do Paredes há uns meses. Criou e transportou o repertório de um instrumento com peças lindíssimas, muito interessantes do ponto de vista mais analítico musical e parece-me transportar uma espécie de identidade musical nacional. Uma personalidade vertical e simples. Incontornável."

David Bruno, "Mesa para dois no Carpa"

"Este beat podia ser uma faixa do primeiro disco que ouvi do dB, [Beat]erapia. Desde então, através de Conjunto Corona e depois com 4400OG, a mudança para David Bruno e os três discos lançados consequentemente, o David tornou-se uma referência nacional (e não só, a meu ver) no que diz respeito a idealizar narrativas, conceitos, paisagens para os seus discos e executá-las de forma sublime. Desde a escolha dos samples até à forma especial como prepara todas as edições físicas, tornou-se num caso de estudo no que diz respeito ao álbum conceptual. E a sua obra vive disso."

Johnny Virtus, "Caminho de Volta"

"A minha escola de rap é acima de tudo a obra do Virtus. Iluminou para mim o caminho mais poético do rap. Há poucas escritas sem igual, a dele é uma delas. Ninguém consegue ser o Virtus, nem vale a pena. O Universos faz 10 anos em janeiro de 2021. Estou à espera que ele descubra o caminho de volta."

Bernardo Sassetti, "Reflexos Movimento Circular"

"Este In Motion é provavelmente o meu disco preferido do Sassetti. Parece-me que deixou muita coisa por fazer. Fica uma obra linda."

HAĒMA, "ILHA"

"Descobri esta dupla esta semana. O disco preamar saiu em 2018 e espero que tenham mais coisas a caminho. É um projeto muito fresco, com toques experimentais de muito bom gosto. Um take bonito sobre o que pode ser parte do futuro da música portuguesa. Não vos conheço, mas voltem."

Fotografia de Sien

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

4 Novembro 2024

Mescla com Inóspita

28 Outubro 2024

Mescla com Tiago Cardoso

21 Outubro 2024

Mescla com INÊS APENAS

14 Outubro 2024

Mescla com emmy Curl

7 Outubro 2024

Mescla com Silly

30 Setembro 2024

Mescla com Arianna Casellas y Kauê

23 Setembro 2024

Mescla com Cassete Pirata

16 Setembro 2024

Mescla com Eugénia Contente

9 Setembro 2024

Mescla com Jonas

2 Setembro 2024

Mescla com Ya Sin

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0