Este módulo oferece formação de nível intermédio e avançado em sistemas de iluminação para teatros e cineteatros, cobrindo desde a interpretação de desenhos até a operação e segurança dos equipamentos em diferentes contextos.
A formação está integrada na 3ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos afetos aos equipamentos Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses [RTCP], uma iniciativa da Direção Geral das Artes (DGARTES), feita nesta edição em parceria com o Gerador. Uma vez que o número de vagas é limitado, a inscrição fica sujeita a confirmação e até ao máximo de duas pessoas por equipamento. Mediante as vagas disponíveis, poderão ser aceites mais. Os inscritos receberão informação até 10 dias antes do início do módulo em que se inscreveram.
Inscrições aqui.
Calendário da formação por local
Guimarães: 17, 18 e 19 de fevereiro
Torres Novas: 24, 25 e 26 de março
Beja: 31 de março, 01 e 02 de abril
Calendário das candidaturas por local
Guimarães
Data de fecho das candidaturas - 31 de janeiro
Data da comunicação dos selecionados - 07 de fevereiro
Torres Novas
Data de fecho das candidaturas - 07 de março
Data da comunicação dos selecionados - 14 de março
Beja
Data de fecho das candidaturas - 14 de março
Data da comunicação dos selecionados - 21 de março
Carga horária
20H
Formador
João Chicó
Frequentou o curso de Sociologia na Universidade Lusófona de Lisboa. É formado em Produção de Espetáculos (ETIC) e Gestão e Produção das Artes do Espetáculo (Fórum Dança). Trabalhou em produção e direção técnica em teatro, dança e ópera. Entre 2003-2007, integrou o Teatro Bando e, desde 2006, o FIAR – Festival Internacional de Artes de Rua. Colaborou com a Companhia Clara Andermatt e Chapitô, onde também lecionou Produção. Co-fundou a associação Fosso de Orquestra (2011) e trabalhou com os Artistas Unidos (2012-2017). Desde 2017, gere a Contrapeso Lda., sendo responsável técnico e operador de luz para a Companhia Olga Roriz e outras produções, como “Artigo 19” e obras de João Garcia Miguel e Rui Catalão. Desde 2020, colabora com a P.OR.K de Marlene Monteiro Freitas e atua em festivais como o FATAL e o Festival Transborda. Recentemente, dirigiu tecnicamente “Atos Isolados” e desenhou luz para “Triunfo do Cravo”, no cinema São Jorge.
Convidado Internacional
A formação contará ainda com a participação de um convidado internacional, Renato Machado (via zoom). Esta participação terá a duração de 1H e está incluída nas 20H de formação.
Renato Machado, doutorado em Artes Cénicas pela UNIRIO e autor de A Luz Montagem, é uma referência na iluminação cénica no Brasil, premiado desde 1996. Recentemente, recebeu o Prémio APTR de Teatro 2019 por 3 Maneiras de Tocar no Assunto e o Prémio APTR 2021 por Vozes do Silêncio. Trabalhou com nomes como Augusto Boal, Milton Nascimento e Martinho da Vila. A sua pesquisa explora a relação entre iluminação cénica, montagem cinematográfica e novas tecnologias digitais. Com vasta experiência internacional, apresentou trabalhos em Nova Iorque, Londres, Paris, Berlim, Madrid e Lisboa.
Objetivos
1. Aperfeiçoar a interpretação e operação dos sistemas de iluminação em espetáculos, com foco em técnicas avançadas para teatro, dança e concertos.
2. Desenvolver competências na montagem e desmontagem de equipamentos de iluminação, incluindo práticas específicas utilizadas em teatro, dança e concertos.
3. Garantir a segurança e eficácia na utilização dos sistemas de iluminação, aplicando normas e procedimentos baseados em experiências em contextos de produção executiva e direção técnica.
Conteúdos
1. Sistemas de iluminação, equipamentos e ligações, com ênfase na utilização prática em diversos tipos de espetáculos e ambientes, como teatro, dança e concertos.
2. Desenho de luz, incluindo técnicas avançadas de adaptação para diferentes tipos de performances e cenários.
3. Planeamento técnico.
4. Preparação, montagem e desmontagem.
5. Operação de luz, com exemplos práticos extraídos de experiências em coordenação técnica e produção executiva.
6. Especificidades em teatro, dança e música, incluindo o ajuste da iluminação para diferentes formas de expressão artística e os desafios técnicos que cada uma apresenta.
7. Segurança, com foco na aplicação de procedimentos para garantir a integridade dos equipamentos e das equipas.
8. Análise de estudos de caso.
9. Exercícios práticos, a partir da experiência em produção e operação de luz em contextos variados.
Este programa poderá ainda ser sujeito a alterações.
Sobre a Academia Gerador
No Gerador desenvolvemos ações educativas que estimulem a criatividade e o pensamento crítico, através de investigação e ensino não formal. Mais informações, aqui.