Este módulo oferece formação de nível intermédio e avançado em sistemas de iluminação para teatros e cineteatros, cobrindo desde a interpretação de desenhos até a operação e segurança dos equipamentos em diferentes contextos.
Inscrições aqui.
Calendário da formação por local
Guimarães: 17, 18 e 19 de fevereiro
Torres Novas: 24, 25 e 26 de março
Beja: 31 de março, 01 e 02 de abril
Calendário das candidaturas por local
Guimarães
Data de fecho das candidaturas - 31 de janeiro
Data da comunicação dos selecionados - 07 de fevereiro
Torres Novas
Data de fecho das candidaturas - 07 de março
Data da comunicação dos selecionados - 14 de março
Beja
Data de fecho das candidaturas - 14 de março
Data da comunicação dos selecionados - 21 de março
Carga horária
20H
Formador
João Chicó
Frequentou o curso de Sociologia na Universidade Lusófona de Lisboa. É formado em Produção de Espetáculos (ETIC) e Gestão e Produção das Artes do Espetáculo (Fórum Dança). Trabalhou em produção e direção técnica em teatro, dança e ópera. Entre 2003-2007, integrou o Teatro Bando e, desde 2006, o FIAR – Festival Internacional de Artes de Rua. Colaborou com a Companhia Clara Andermatt e Chapitô, onde também lecionou Produção. Co-fundou a associação Fosso de Orquestra (2011) e trabalhou com os Artistas Unidos (2012-2017). Desde 2017, gere a Contrapeso Lda., sendo responsável técnico e operador de luz para a Companhia Olga Roriz e outras produções, como “Artigo 19” e obras de João Garcia Miguel e Rui Catalão. Desde 2020, colabora com a P.OR.K de Marlene Monteiro Freitas e atua em festivais como o FATAL e o Festival Transborda. Recentemente, dirigiu tecnicamente “Atos Isolados” e desenhou luz para “Triunfo do Cravo”, no cinema São Jorge.
Convidado Internacional
A formação contará ainda com a participação de um convidado internacional, a anunciar (via zoom). Esta participação terá a duração de 1H e está incluída nas 20H de formação.
Objetivos
1. Aperfeiçoar a interpretação e operação dos sistemas de iluminação em espetáculos, com foco em técnicas avançadas para teatro, dança e concertos.
2. Desenvolver competências na montagem e desmontagem de equipamentos de iluminação, incluindo práticas específicas utilizadas em teatro, dança e concertos.
3. Garantir a segurança e eficácia na utilização dos sistemas de iluminação, aplicando normas e procedimentos baseados em experiências em contextos de produção executiva e direção técnica.
Conteúdos
1. Sistemas de iluminação, equipamentos e ligações, com ênfase na utilização prática em diversos tipos de espetáculos e ambientes, como teatro, dança e concertos.
2. Desenho de luz, incluindo técnicas avançadas de adaptação para diferentes tipos de performances e cenários.
3. Planeamento técnico.
4. Preparação, montagem e desmontagem.
5. Operação de luz, com exemplos práticos extraídos de experiências em coordenação técnica e produção executiva.
6. Especificidades em teatro, dança e música, incluindo o ajuste da iluminação para diferentes formas de expressão artística e os desafios técnicos que cada uma apresenta.
7. Segurança, com foco na aplicação de procedimentos para garantir a integridade dos equipamentos e das equipas.
8. Análise de estudos de caso.
9. Exercícios práticos, a partir da experiência em produção e operação de luz em contextos variados.
Este programa poderá ainda ser sujeito a alterações.
Sobre a Academia Gerador
No Gerador desenvolvemos ações educativas que estimulem a criatividade e o pensamento crítico, através de investigação e ensino não formal. Mais informações, aqui.