Este módulo foca-se nas técnicas e práticas de mediação cultural e participação em teatros e cineteatros, explorando a relação entre a programação, a mediação e o público nesses espaços. A formação visa equipar os participantes com as competências necessárias para promover uma interação significativa e inclusiva entre as produções culturais e os seus diversos públicos.
Inscrições aqui.
Calendário da formação por local
Guimarães: 25 e 26 de novembro
Torres Novas: 02 e 03 de dezembro
Beja: 09 e 10 de dezembro
Calendário das candidaturas por local
Guimarães
Data de fecho das candidaturas - 15 de novembro
Data da comunicação dos selecionados - 21 de novembro
Torres Novas
Data de fecho das candidaturas - 15 de novembro
Data da comunicação dos selecionados - 22 de novembro
Beja
Data de fecho das candidaturas - 22 de novembro
Data da comunicação dos selecionados - 28 de novembro
Carga horária
16H
Formadora
Margarida Mata
Setúbal, 1987. Licenciada em Escultura e mestre em Museologia pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Atuou em mediação cultural em museus como MUDE e Museu do Chiado. De 2014 a 2019, liderou relações com o público no Teatro O Bando e trabalhou em produção. Colaborou com o FIAR (2018-2020) e integrou o Gerador (2019-2022). Co-fundou a FOmE (2018). Desde 2022 passou pelas funções de assistência curatorial e coordenação de programação do Festival Iminente, assumindo, em 2024, a função de Curadora do Grupo Cultural Affairs - Vhils Studio, Underdogs Gallery, Festival Iminente e Ephemeral Ethernal. Mantém atividade no campo da mediação cultural com foco no trabalho com jovens (projeto Sub21 da bienal BoCA 2021 e Influencers da Cultura - A Gráfica Setúbal desde 2023. Em 2024 coordena e programa parte do Serviço Educativo da exposição "João Abel Manta Livre" no Palácio Anjos da Câmara Municipal de Oeiras.
Convidado Internacional
A formação contará ainda com a participação de María Acaso (via zoom). Esta participação terá a duração de 1H e está incluída nas 16H de formação.
María Acaso é doutorada em Educação Artística e professora titular na Faculdade de Belas-Artes da Universidade Complutense de Madrid desde 2002. Fundou o coletivo Pedagogías Invisibles. Desenvolveu projetos em universidades e centros de arte internacionais como Hochschule der Künste Bern, NYU, Harvard e Stanford. Colaborou com instituições culturais como MoMA, Getty Museum, MACBA, e Culturgest. Entre seus projetos destacam-se «Ni arte ni educación» (2015-2016) e «Educar la institución» (2017). Publicou livros como Art Thinking (2017).
Objetivos
1. Desenvolver competências de mediação e participação cultural especificamente aplicáveis a teatros e cineteatros, com base em experiências práticas.
2. Compreender o papel do mediador no contexto de teatros e cineteatros e as ferramentas necessárias para fomentar a participação do público, com foco na criação de diálogos entre artistas, comunidades e diferentes grupos etários.
3. Aplicar conceitos de mediação de forma eficaz em diferentes contextos dentro de teatros e cineteatros, garantindo uma experiência cultural enriquecedora e acessível para todos os públicos.
Conteúdos
1. Mediação cultural: enquadramento teórico, conceitos, contextos e ferramentas.
2. Participação: enquadramento teórico, conceitos, contextos e ferramentas.
3. Perfil do mediador.
4. Públicos, territórios e participação cultural, com destaque para o trabalho de desenvolvimento de públicos em contextos variados, desde centros urbanos até comunidades periféricas.
5. Papel dos edifícios e dos espaços na mediação e na participação.
6. Relação entre programação, mediação e público.
7. Como potenciar a participação e o envolvimento das audiências?
8. Construção de experiências e atividades que potenciem a arte como instrumento de criação de pontes e de promoção da acessibilidade intelectual e social.
9. Acolhimento como ato de mediar.
10. Casos de estudo e boas práticas.
Este programa poderá ainda ser sujeito a alterações.
Sobre a Academia Gerador
No Gerador desenvolvemos ações educativas que estimulem a criatividade e o pensamento crítico, através de investigação e ensino não formal. Mais informações, aqui.