Este módulo aborda os fundamentos legais e técnicos para a suspensão de equipamentos em espetáculos e eventos, com foco na segurança e manutenção. Para frequência desta formação é obrigatório seguro de trabalho válido para trabalho em altura.
A formação está integrada na 3ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos afetos aos equipamentos Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses [RTCP], uma iniciativa da Direção Geral das Artes (DGARTES), feita nesta edição em parceria com o Gerador. Uma vez que o número de vagas é limitado, a inscrição fica sujeita a confirmação e até ao máximo de duas pessoas por equipamento. Mediante as vagas disponíveis, poderão ser aceites mais. Os inscritos receberão informação até 10 dias antes do início do módulo em que se inscreveram.
Inscrições aqui.
Calendário da formação por local
Guimarães: 20 e 21 de janeiro
Torres novas: 27 e 28 de janeiro
Beja: 03 e 04 fevereiro
Calendário das candidaturas por local
Guimarães
Data de fecho das candidaturas - 20 de dezembro
Data da comunicação dos selecionados - 10 de janeiro
Torres Novas
Data de fecho das candidaturas - 10 de janeiro
Data da comunicação dos selecionados - 17 de janeiro
Beja
Data de fecho das candidaturas - 17 de janeiro
Data da comunicação dos selecionados - 24 de janeiro
Carga horária
16H
Formador
Pedro Tiago Martins
Chefe de rigging com vasta experiência em grandes produções. Destacou-se na Eurovisão 2018 como Produtor Executivo Adjunto e na Copa do Mundo FIFA 2022 como consultor de segurança. Trabalhou extensivamente com o Cirque du Soleil, atuando como Especialista em Rigging nas turnês "Messi 10" e "Crystal" e como Gerente de Projetos de Rigging na China. Certificado como consultor e auditor de segurança, instrui sobre proteção contra quedas e rigging. Representa Portugal no Comité Europeu de Normalização (CEN). É Mestre em Saúde e Segurança pelo Instituto Politécnico de Setúbal e formado em Artes Cinematográficas pela Escola de Artes e Design de Cascais. Atualmente, é Diretor Técnico na Evil Angels, especializada em rigging e automação, onde também ministra formação.
Objetivos
1. Reconhecer e interpretar o enquadramento legal aplicável à suspensão de equipamentos em espetáculos e eventos.
2. Aplicar procedimentos básicos de suspensão e manutenção de equipamentos com segurança, incluindo técnicas como bridle, deadhung, basket, slinging, entre outras.
3. Reconhecer os diferentes tipos de equipamentos de suspensão e elevação de cargas e compreender a sua operação e manutenção.
4. Montar e operar com segurança sistemas motorizados de elevação de cargas, bem como sistemas de varas automatizadas e contrapesadas.
Conteúdos
1. Enquadramento legal e regulatório para a suspensão de equipamentos em espetáculos.
2. Procedimentos básicos de suspensão de equipamentos em segurança: bridle, deadhung, basket, slinging e outros métodos.
3. Equipamentos de suspensão e elevação de cargas: identificação e aplicação.
4. Procedimentos de manutenção básica de equipamentos de suspensão e elevação de cargas.
5. Montagem e operação segura de sistemas motorizados de elevação de cargas.
6. Operação e manutenção de sistemas de varas, automatizadas e contrapesadas.
Este programa poderá ainda ser sujeito a alterações.
Sobre a Academia Gerador
No Gerador desenvolvemos ações educativas que estimulem a criatividade e o pensamento crítico, através de investigação e ensino não formal. Mais informações, aqui.