Os músicos José Manuel Neto e Carlos Proença vão proporcionar workshops de guitarra portuguesa e viola. A iniciativa da Associação das Casas de Fado de Lisboa, ACFL, decorrerá nos dias 4 de outubro e 7 de novembro, workshop de guitarra portuguesa, e nos dias 14 de outubro e 11 de novembro, workshop de viola, no Museu do Fado, em Lisboa.

Em declarações à Lusa, José Manuel Neto referiu que "a guitarra portuguesa está a perder as suas características.” Como tal, considera necessário o workshop como uma forma de reforçar os fatores diferenciadores face à guitarra portuguesa.

A isto, acrescentou "A ideia deste workshop é passar experiência como acompanhante para outros colegas", salientando que acompanhar um fadista é distinto de ser solista e apresentar-se em recital.

José Manuel Neto gravou em 1992 o seu primeiro disco, "Tears of Lisbon", com o Huelgas Ensemble, sob a direção do maestro Paul van Nevel, e com os fadistas Beatriz da Conceição e António Rocha.

Já, Carlos Manuel Proença, filho da fadista Maria Amélia Proença, tem acompanhado, além da mãe, Camané e Mísia, entre outros.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via facebook