fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mynda’Guevara, DJ Firmeza e João Grilo fundem estilos para apresentar Ritmos de Xperança

Mynda’Guevara, nome forte do rap crioulo e mulher destacada no documentário Mulheres do meu País junta-se…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mynda'Guevara, nome forte do rap crioulo e mulher destacada no documentário Mulheres do meu País junta-se a DJ Firmeza, conhecido pela ligação à Príncipe Discos e à Noite Príncipe, e a João Grilo, pianista sensação do Porto, para apresentarem no dia 6 de maio pelas 19h na sala principal do Teatro do Bairro Alto (TBA), a peça singular, Ritmos de Xperança.

Yaw Tembe, o novo programador de música do TBA, desafiou três artistas de expressões musicais urbanas distintas para um concerto único - Mynda'Guevara, DJ Firmeza e João Grilo, três artistas que se têm destacado em áreas musicais distintas mas diretamente ligadas à cultura urbana, o rap, a música eletrónica e o jazz.

A convite do TBA, os três artistas juntam-se em palco pela primeira vez para apresentar o resultado de um processo de busca por um espaço comum de linguagem. Juntos, transpõem para a música aquela que tem sido a discussão em torno do fluxo dos movimentos e tensões das periferias e das suas identidades artísticas. A base do convite prende-se na forma como expressões intimamente vinculadas aos seus locais de criação se projetam na produção de novas formas de música popular, como é o caso da síntese de ritmos e formas musicais produzidas pela diáspora africana em Lisboa. O rap crioulo e politicamente comprometido de Mynda'Guevara, enquanto mulher e afrodescendente, cruza-se com a percussão eletrónica de DJ Firmeza, produzida a partir da Quinta do Mocho e que tem chegado a todo o mundo através da Príncipe Discos, que fundem na perfeição com a exploração e improvisação alicerçada no jazz e na folk onírica do pianista portuense João Grilo.

Mynda'Guevara, carrega no nome e na atitude uma sede de revolução que está intimamente ligada ao papel ainda muito minimizado das mulheres no rap. Canta em criolo como forma de expressão verdadeira e emancipatória de tem vindo a conquistar uma posição de respeito, devido à força de uma lírica que reflete o seu papel enquanto mulher, afrodescendente e rapper no seio de uma sociedade estratificada.

DJ Firmeza, destacou-se como uma presença regular no circuito apelidado da Noite Africana na Grande Lisoa e nas festas mensais Noite Príncipe no MusicBox. O seu percurso levou-o a receber atenção elogiosa da crítica musical nacional e internacional com o EP em vinil, B.N.M./P.D.D.G. na Príncipe, no final de 2013. Entre o EP Alma do meu pai e Ardeu, DJ Firmeza tem tocado regularmente pelo Velho Continente, desde 2014, com atuações épicas veraneias no terraço do Schinkel Pavillon em Berlim, num pavilhão geodésico num bosque na Suíça ou numa festa no Pavilhão da Alemanha na Bienal de Arquitetura de Veneza, para além de festivais como o Lowlands na Holanda ou RBMA Festival em Los Angeles, e digressões nos Estados Unidos, Canadá, México, China e Coreia do Sul. No final de 2017 viu estreado online o filme Pai Nosso, uma curta ficção – ensaio a partir da sua vida quotidiana realizada pelo nova-iorquino Clayton Vomero, e mais recentemente contribuiu com música para a campanha The World Isn't Everything para a colecção SS2020 da marca Telfar.

Aos dois músicos afrodescendentes, junta-se o pianista e compositor João Grilo, que desenvolve trabalho em vários géneros musicais, influenciado pela música clássica contemporânea, o jazz e a música eletrónica. Dos seus trabalhos, destacam-se a sonoplastia, cocriada, da pela de dança Coexistimos de Inês Campos, e Fios de Terra com a companhia DEMO, tendo ainda trabalhado no seu mais recente projecto HVIT com o videasta Miguel C. Tavares. colabora com artistas nacionais e internacionais como Christian Meaas Svendsen, Demian Cabaud, Pedro Melo Alves, João Hasselberg, Jo David Meyer, Quarteto Contratempus.Lançou dois álbuns de composições originais, Como se chama o teu disco? (2016) e HVIT, 2019, com o carimbo Porta-Jazz. Participou como intérprete noutros álbuns como Aparicion, de Demian Cabaud, More Fun Please, Pal Nilson Love, e Voa a Pé de Retimbrar.

O concerto tem lugar na sala principal do TBA, no dia 6 de maio pelas 19h e tem o custo de 12€, ou 5€ para menos de 25 anos.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografias de Diogo Simões
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0