Manual de sobrevivência de um escritor é o novo livro de João Tordo, que já se encontra em pré-venda, contando-se que chegará às livrarias no final de Março, como informa o escritor, na sua página de Facebook.

Partindo da sua experiência em torno das questões "O que é um escritor? Como vive? Como cria? Como sente?", Tordo apresenta "uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita - sejam escritores a dar os primeiros passos ou leitores curiosos", lê-se no comunicado de imprensa. O autor leva-nos à sua secretária e, entre a vida e a literatura, partilha os conselhos que recolheu do tempo, dos autores e da tradição. Numa viagem pelos lugares mais sombrios do trabalho criativo, as dúvidas e os bloqueios, João Tordo procura, de forma pragmática, auxiliar na preserverança de um/a aprendiz.

Apesar do contexto que o país está a viver, que não permite a publicação nos moldes habituais e desejados, o escritor escolheu não a adiar precisamente por isso. "Este livro também é sobre o medo que nos paralisa, que não nos deixa seguir em frente; esse medo está presente na escrita, e está presente nas nossas vidas - sobretudo agora. É, ainda, um livro sobre a esperança e a fé no nosso caminho, que neste momento nos fazem falta. A epígrafe deste relato íntimo sobre o ofício da escrita diz assim: "Afinal, as únicas coisas que valem a pena fazer são aquelas que te podem partir o coração". É quase estranho publicar nesta altura em que tudo parou. E, contudo, decidimos - eu e a editora - não deixar que esse medo do futuro nos paralise. Se é agora que mais precisávamos uns dos outros, os livros servem para mitigar essa ausência. As únicas coisas que valem a pena fazer podem partir-nos o coração, mas continuaremos a fazê-las", escreveu João Tordo, na sua página de Facebook.

Tordo já conta com treze romances e vários prémios, entre eles o Prémio Literário José Saramago 2009, o prémio GQ e o Prémio Literário Europeu. A sua obra já circula pelo mundo, estando publicada em França, Itália, Alemanha, Hungria, Espanha, Croácia, México, Argentina, Brasil, Uruguai e Colômbia, entre outros.

Manual de sobrevivência de um escritor encontra-se em pré-venda, aqui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Capa da cortesia de João Tordo