A Serra Da Estrela vai receber a 25.ª edição do Cine’Eco — Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. O concurso conta com cerca de 80 filmes que vão concorrer de 12 a 19 de outubro em Seia, na Guarda.

Nascido em 1995 e com organização anual, o festival é o único em Portugal que celebra o cinema ambiental. Conta com participação de cerca de 20 países e um dos objetivos passa também por alertar e sensibilizar para as questões climáticas e ambientais dos dias de hoje.

Tal como se pode ler na apresentação do festival, “o formato do certame assenta num conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de oito dias e nelas se incluem diversas atividades paralelas, como conferências, concertos, workshops, exposições, para além da secção competitiva e vários ciclos de cinema. O Cine’Eco oferece ao público em geral um cinema de qualidade e cinematografias pouco conhecidas e alternativas em relação ao mercado tradicional”.

As categorias dividem-se em competição internacional de longas, competição de documentários e reportagens para televisão, competição internacional de curtas, competição de longas em línguas portuguesa, competição de curtas em língua portuguesa, competição paranormal regional em língua portuguesa, e sessões especiais em extracompetição.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Mesh via Unsplash

 Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui