Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O meu sangue: natural, real, na RTP Play.

O meu sangue é uma web-série documental realizada por Tota Alves e Victor Ferreira, com…

Texto de Rita Dias

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O meu sangue é uma web-série documental realizada por Tota Alves e Victor Ferreira, com produção de Videolotion, que estreará na RTP Play amanhã, dia 4 de março.

São três episódios de doze minutos que pretendem pôr as pessoas a falar de saúde menstrual. “Em média, metade da população mundial tem, terá ou já teve a menstruação: esse fenómeno de sangramento vaginal que acontece durante, em média, 5 dias por mês, durante cerca de 30 a 40 anos das nossas vidas. Apesar da sua banalidade, continuamos a guardar este assunto para a vida íntima de cada uma. Se não se fala, nem se vê, não existe”, lê-se na sinopse.

O meu sangue mostra mulheres reais, mostra o sangue que sai de cada uma, sem preconceitos, sem tabus e com conhecimento. Em conversa com o Gerador, os realizadores da web-série explicaram o ponto de partida deste trabalho: “Nós partimos para este documentário com uma premissa: "ser mulher é sangrar". O que mais nos surpreendeu foi estarmos errados. Nem todas as mulheres sangram, há mulheres que não têm útero e que nunca menstruaram na vida, da mesma maneira que há homens que nasceram com útero e menstruaram. Também nos surpreendeu a ausência total de informação que havia no tempo das nossas avós. Agora, apesar de ainda ser um tabu muito grande, a maioria das raparigas já está mais ou menos preparada. Mas a menstruação ainda está longe de estar normalizada”.

Justamente por a menstruação estar longe de estar normalizada, Tota Alves e Victor Ferreira conceberam um projeto sobre o período menstrual, que não só é necessário, como deve ser destinado a qualquer pessoa, mulher e homem. “O Meu Sangue é para todas as idades. A menina mais nova que entrevistamos tem 4 anos e a senhora mais velha quase 80. Todas nos falaram sobre a menstruação de uma forma aberta e é precisamente desta maneira que acreditamos que as pessoas devam falar, independentemente da sua idade ou género. Esta série traz acima de tudo realidade, mostramos o sangue como ele é: vermelho”.

As mulheres escolhidas para partilhar as suas histórias menstruais responderam a um open call no facebook. Com estas histórias e com estas mulheres, Tota e Victor puderam perceber como foram as primeiras vezes, que métodos foram utilizados, se houve mitos ou relatos insólitos. “A partir destes testemunhos, fizemos as entrevistas e construímos a narrativa”.

Uma narrativa que combate estigmas. A pergunta que está na base desta web-série é a seguinte: como é que algo tão natural, que inclusive gera vida, pode estar associado a repúdio e nojo? Os realizadores responderam ao Gerador: “É muito estranho que o sangue menstrual seja o único sangue que gera esses sentimentos. Se uma pessoa fizer uma ferida no dedo ou sangrar do nariz, não há nojo nem repúdio. Mas como é um sangue que sai da vagina, há uma grande resistência a encará-lo como normal, como algo que faz parte da vida. Nós queremos combater esse estigma”.

O meu sangue tem o apoio da RTP e cumpre o papel de serviço público, porque informa, apresenta a realidade, desmistifica. “Acho que estamos principalmente a dar voz a um protagonista que nunca teve o devido reconhecimento: o nosso sangue menstrual. Queremos que as pessoas falem de saúde menstrual. As dores menstruais não são normais e temos de perceber as origens, tomar a pílula para outros fins que não os anticoncepcionais não é o ideal, perguntar às amigas se têm um penso ou tampão sem fazer disso segredo não é uma vergonha. Serviço público todas as pessoas podem fazer: vamos combater o estigma? É um prazer que este combate ao tabu tenha sido apoiado pela RTP”.

Acompanha O meu sangue na RTP Play.

Texto de Rita Dias
Fotografia via press release

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Diogo Cândido sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0