fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

O Prémio Literário quer conhecer as histórias e memórias dos antigos combatentes

Os antigos combatentes que serviram ou servem as Forças Armadas Portuguesas vão poder ver as suas memórias, em forma de narrativa, conto, crónica, distinguidas pelo “Prémio Literário Antigos Combatentes-Memórias Militares”. O vencedor receberá o montante de cinco mil euros. 

O prémio foi anunciado pelo Ministério da Defesa Nacional, através de um despacho publicado em Diário da República, e pretende perpetuar as realidades vivenciadas pelos militares, particularmente no período da guerra colonial. 

Assim sendo, o concurso destina-se a antigos combatentes devendo o tema das obras incidir sob as diferentes visões reflexivas ou testemunhais. 

Na 1ª edição, com data a anunciar, o primeiro prémio terá o valor monetário de cinco mil euros, sendo ainda disponibilizada uma outra quantia de mil euros a ser dividida pelas menções honrosas. O prazo de entrega das obras a concurso será até 9 de abril, no dia Nacional do Antigo Combatente. O júri terá até 30 de setembro para deliberar, sendo o vencedor anunciado a 11 de novembro. Posteriormente, as obras literárias serão publicadas. 

Podes conhecer o despacho na íntegra aqui.

A criação deste galardão é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes que pretende divulgar obras literárias que possam ajudar a compreender e a edificar a história coletiva. 

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap