O projeto D’Improviso parte da ideia de que a cultura, nomeadamente a música, e principalmente o jazz, pode prestar um importante papel como ativador de cidadania, inclusão e solidariedade.
Este encontro, que decorre no Grupo Excursionista Os Económicos entre as 10h30 e as 19h30, conta com conversas, trocas de ideias, musicoterapia e uma apresentação da Orquestra de Percussão e Sopros, com personalidades como Rolando Semedo, Mariana Duarte Silva e Marco Guerra.
Musicoterapia | 16h
Lavvy
O cantor, compositor e produtor de nascido em Lisboa mas origens cabo-verdianas, passou a sua juventude no Bairro do Rego e começou a sua carreira musical aos 14 anos no grupo de rap Darkface. Atualmente, segue a solo, a explorar os ritmos enérgicos do funaná e da kizomba, e tem uma produtora musical com estúdio no mesmo bairro onde cresceu.
Conversas D’Improviso | 17h
Rolando Semedo
Nascido em Cabo Verde, o músico iniciou a sua carreira no saxofone e, aos 18 anos, mudou-se para Lisboa, onde colaborou com artistas como Tito Paris. Produziu vários álbuns, incluindo do Dino D'Santiago, Maria Alice, Sara Tavares, entre outros. O seu primeiro álbum a solo, "Águ" (2017), explora várias vertentes da música cabo-verdiana, como a Morna, Coladeira, Batuku, Funaná e Mazurka.
Mariana Duarte Silva
É a fundadora do Village Underground Lisboa, um espaço cultural independente estabelecido em 2014 e é também diretora da Skoola, uma academia de música urbana. Ambos os projetos são bastante reconhecidos e já foram premiados tanto a nível nacional como internacional.
Marco Guerra
Desempenha atualmente o cargo de Chefe de Divisão de Ação Cultural na Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa. Anteriormente, dirigiu o Centro Cultural do Município do Cartaxo, assumindo funções de programação e gestão, e é também produtor e compositor de música eletrónica com várias edições lançadas sob diferentes alter-egos.
Conversas Espontâneas | 10h30
Mini Brainstorming de Ideias| 15h00
Luana Bistane
Com mais de 12 anos de experiência na área cultural, Luana Bistane destaca-se como uma profissional versátil e abrange desde a produção executiva até à gestão estratégica. Fundadora da LadoBe Creative Agency, liderou notáveis produções, evidenciando as suas habilidades interpessoais e a sua abordagem multicultural.
Orquestra de Precursão e sopro | 18h30
Atuação da Orquestra de Percussão e Sopros que utiliza instrumentos convencionais de percussão e sopro construídos através da reutilização de materiais diversos, estimula através da improvisação, a criação de novas estruturas artísticas, pessoais e coletivas.