Dia 21 de março, domingo, celebra-se o Dia Mundial da Poesia com uma emissão contínua de 24h nas páginas de Facebook do Município de OeirasOeiras 27, página dedicada à candidatura da cidade a Capital Europeia de Cultura em 2027 e Bibliotecas Municipais de Oeiras.

O programa é vasto e inclui conversas sobre a poesia de autores como José Mário Branco, Maria Teresa Horta ou Florbela Espanca, leituras de poemas com a atriz Cláudia Semedo, uma entrevista com o músico Alexandre Cortez Pinto, a emissão de vários episódios do projeto Culto que junta poetas e poemas com música, dança e performance de autores como Noiserv, Luca Argel, Ana Deus, Teresa Coutinho ou Pedro Lamares, as Palavras do Século XXI de Gonçalo M. Tavares e até o espetáculo Primavera Autónoma Estradas da Lisbon Poetry Orchestra. O detalhe do programa pode ser consultado aqui.

Mas não é tudo. Se és residente em Oeiras e tens um poema preferido podes começar a aquecer a voz, gravar um vídeo a recitá-lo e partilhá-lo com a Câmara Municipal de Oeiras. Depois é esperar que ele integre a programação deste dia especial e que seja partilhado nos canais da Câmara Municipal de Oeiras.

A cidade de Oeiras tem vindo a afirmar, ao longo dos últimos anos, uma ligação clara com esta dimensão artística, com a criação do Parque dos Poetas, a integração de um eixo dedicado à poesia na Candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027 ou uma programação regular imersiva que arranca neste ano de 2021 e que promete celebrar a poesia, levando-a a todos os munícipes.

O Gerador é parceiro da Câmara Municipal de Oeiras
poesia-oeiras-gerador