O projecto Reality Check: Life After Retirement, promovido pelo grupo GoBusiness, lança uma Open Call destinada a jovens artistas, provenientes de diversas expressões artísticas e que desejem desenvolver trabalhos sobre a vida pós-carreira, desocultando-a e reconhecendo a importância de pensá-la.

“As gerações de hoje, marcadas pelo acesso ao conhecimento e por um contacto sem precedentes com um mundo global, estruturam, de forma ativa, o seu percurso profissional. Mas parecem estar distanciadas do momento que se segue: a reforma.
Por que estamos tão empenhados em fazer planos a 30 anos e não a 60? Por que damos a reforma como garantida sem qualquer reflexão prévia? Será esse alheamento provocado pelo silêncio generalizado em torno do tema?
A cultura e as artes sempre se dedicaram à problematização de questões inusitadas”, lê-se no comunicado de imprensa.

Do caminho de atenção a questões como “a actualização dos modelos do presente ao paradigma do futuro”, “a vantagem de antecipar uma poupança tendo em vista a reforma” e “a necessidade de incluir diferentes gerações num debate que importa a todos”, surgirão trabalhos em diferentes formatos, 15 dos quais serão seleccionados para exposição, agendada para Outubro e que terá lugar em Lisboa. Para além da possibilidade de terem os seus trabalhos expostos, os artistas receberão um prémio de 250 euros.

O perfil dos candidatos contemplados contempla artistas com idade inferior a 35 anos, “com carreira individual ainda não consagrada, que desenvolvam trabalho em qualquer uma das seguintes disciplinas: Artes Plásticas (Desenho, Pintura, Escultura, Instalação, Técnicas Mistas); Arte Digital; Design; Fotografia;  Ilustração; Cinema; Arquitetura; Arte Sonora e Artes Decorativas.”

As candidaturas decorrem entre 8 de Junho e 21 de Julho.

Aqui encontrarás a informação necessária para participares.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Cartaz disponível na página de Facebook da Reality Check Open Call