O festival que ao longo da sua história “se tem transformado e adaptado a todas as oscilações da produção cinematográfica e crises culturais e sociais” vai regressar, entre 5 e 20 de novembro de 2021.
Em 2020, a edição realizada em contexto pandémico, permitiu - apesar do contexto de restrições - abrir as salas de cinema durante cerca de dois meses, com um programa cinematográfico “vasto, plural e sobretudo revelador da diversidade do Cinema Português e dos seus pontos de contacto com a cinematografia mundial”, de acordo com os promotores.
Também as várias atividades online, que têm vindo a ser desenvolvidas, captaram a atenção de mais de “25 mil pessoas”, mas a organização pretende voltar a apostar na “cultura da sala, como o local certo para o usufruto cinematográfico”.
“Essa experiência tem que ser fiel ao nosso mote, com uma curadoria que responda à importância de mostrar "cinema português para todos", lê-se numa nota de imprensa enviada ao Gerador.
A organização diz, por essa razão, querer insistir “no contacto estreito, físico e seguro, entre o público e os criadores, possibilitando também a formação de públicos e a possibilidade de ler comparativamente o nosso cinema com as expressões internacionais, mas também do nosso património cinematográfico”.
Nesta XXVII edição, mantém-se o apelo à participação de todos os criadores com obras de produção ou co-produção portuguesa, de várias metragens e géneros, concluídos após 31 de julho do ano anterior.
“A estrutura do festival irá receber todos os trabalhos nacionais na Seleção Caminhos, com um foco especial, nacional e internacional, para o cinema de escola na Seleção Ensaios. As obras de génese ensaística e experimental que contribuam para a evolução da linguagem do cinema têm o seu lugar em Outros Olhares. Em três secções competitivas reafirmamos o nosso compromisso com a promoção do Cinema Português”, de acordo com a mesma fonte.
O evento terá ainda a componente de Mostras Paralelas que irá incluir filmes do mundo e, em especial da lusofonia exibidos em sessões especiais para crianças e seniores.
As inscrições estão abertas até 15 de Setembro, sendo gratuitas até 31 de Maio, para obras nacionais. A organização apela ainda ao envio (através do e-mail producao@caminhos.info) de “fotografias, vídeos, textos, ou outros registos importantes da história das salas de cinema do nosso país” pelo público, para que possam ser expostos durante os dias do festival.